Elaboração de dimensões e itens do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM)

Autores

  • Fabiana Oliveira Koga Faculdade de Ensino Superior o Interior Paulista – FAIP/GRUPO FAEF https://orcid.org/0000-0002-4646-1537
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_8

Palavras-chave:

Educação Musical, Talento Musical, Protocolo para Screening de Habilidades Musicais, Identificação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar como e quais dimensões foram elaboradas para a construção de itens do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM). Trata-se de uma pesquisa exploratória, com revisão sistemática em banco de dados, a qual possibilitou encontrar 14 pesquisas, permitindo selecionar 26 dimensões separadas em seis blocos de habilidades (perceptivas/sensoriais, rítmicas, de criação, memória, motora e envolvimento com a tarefa). Houve uma seleção arbitrária baseado no método psicofísico de comparação por pares e técnica para screening e a análise de constructo por oito (8) juízes especialistas, sendo a nota de corte estabelecida para o índice de concordância de 0.75%. Foram selecionadas oito dimensões (timbre, altura, melodia, intensidade, harmonia, duração, agógica e padrão-rítmico) divididas em dois blocos (habilidades perceptivas/sensoriais e habilidades rítmicas). A validação do PSHM terá continuidade para ser possível o rastreamento do talento musical em outras faixas etárias.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Oliveira Koga, F., & de Araújo Rangni, R. (2021). Elaboração de dimensões e itens do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM). Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055008. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_8

Edição

Secção

Artigos