Três Anos de Teses de Doutoramento em Educação

O que Investigamos e Como Investigamos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_10

Palavras-chave:

Educação, Investigação, Teses de doutoramento

Resumo

As teses de doutoramento traduzem um ponto de encontro entre desafios contextuais (trazidos pelos doutorandos), interesses da academia e influências políticas. Contudo, não há conhecimento que as caraterize com profundidade e pondere o seu significado epistemológico: Que perspetivas sobre a natureza da realidade acolhem? Que realidades investigam? Através de que processos? Para responder, implementámos uma investigação no paradigma interpretativo, com abordagem mista e recurso à análise documental (teses em educação produzidas entre 2018-2020) e análise de conteúdo. Os resultados sugerem processos de produção de conhecimento tendencialmente interpretativos, por análise retrospetiva, com delimitação apriorística de temas, extensão temporal excessiva, focados em ambientes formais e nos alunos e professores. Conclui-se que as teses integram programas de investigação e podem anunciar a sua não progressividade; e que a tendência em investigar retrospetivamente pode não acolher as surpresas comuns à educação, sugerindo-se que a investigação está desafiada a integrar rituais de serendipidade.

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Biografia Autor

Sónia Pereira Dinis, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

É licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia na Área da Educação, pela
Universidade de Évora e investigadora de Doutoramento em Ciências da Educação, junto
do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. É
professora no Ensino Superior Angolano, em cursos nas áreas da Psicologia e da Educação
e tem desempenhado cargos de gestão e liderança em instituições de ensino superior do
país. Presentemente, desenvolve investigação na área do desenvolvimento profissional dos
professores e das aprendizagens significativas. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-
4492-0322. 

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Publicado

2022-03-13

Como Citar

Silva, N., & Dinis, S. (2022). Três Anos de Teses de Doutoramento em Educação: O que Investigamos e Como Investigamos?. Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055010. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_10

Edição

Secção

Artigos