La construcción de la pedagogía social
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_1Resumen
Este estudo aborda dois problemas: o papel da instrução da sociedade da informação e as possibilidades de elaborar uma pedagogia cognitiva. A questão da instrução e da pedagogia, no tempo actual, tem signifi cados diversos: cada sociedade implica um tipo de instrução, institui um tipo de escola e incentiva uma forma de pensar a educação. As mudanças actuais nos sistemas educativos são orientadas para a formação dos indivíduos, organizações e comunidades competentes, considerando a competência como a capacidade de identificar e resolver problemas valiosos na perspectiva integrada da lógica racional e emocional. A pedagogia cognitiva participa, com outras ciências cognitivas, do estudo da cognição, da emoção, da memória e da mente, aplicando esta aproximação à análise e ao desenvolvimento das acções em problemas complexos como a educação na sociedade em rede, a educação intercultural, a criatividade ou a gestão de organizações de aprendizagem.Descargas
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Publicado
2009-07-01
Cómo citar
Soriano Díaz, A. (2009). La construcción de la pedagogía social. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 9-22. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_1
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