Questionar a Formação de Professores de Outros Modos: Construindo Problematizações Foucaultianas

Autores/as

  • Rodrigo Alves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_11

Palabras clave:

formação de professores, problematizações, teorizações foucaultianas

Resumen

Este trabalho propõe uma reflexão sobre como as teorizações feitas pelo filósofo francês Michel Foucault podem contribuir para realizar investigações sobre formação de professores. Assim, o argumento central desenvolvido neste artigo é o de que as posições assumidas pelo filósofo francês podem auxiliar na elaboração de novas questões e, portanto, na construção de novas formas de pensar sobre os dilemas que esse objeto de pesquisa tem imposto aos pesquisadores neste século XXI. Nestes termos, conceitos foucaultianos como discurso, regimes de verdade, ordem do discurso, poder, sujeito, técnicas de dominação e técnicas de si, governamentalidade... são usados para mostrar algumas maneiras diferentes de discutir a formação de professores como um objeto de pesquisa.

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Publicado

2014-01-27

Cómo citar

Santos, R. A. dos. (2014). Questionar a Formação de Professores de Outros Modos: Construindo Problematizações Foucaultianas. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp.211-231. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_11

Número

Sección

Artigos