A Melhoria da Escola: Linhas Atuais de Investigação

Autores/as

  • Antonio Bolívar Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-2_1

Palabras clave:

melhoria escolar; construção de capacidades; liderança; comunidades profissionais; aprendizagem organizacional

Resumen

O artigo realiza uma revisão atual das políticas de melhoria da escola, desde a perspetiva de escola como uma unidade fundamental de mudança e aprendizagem organizacional. Em vez de estratégias verticais ou prescritivas, isto implica formas horizontais de trabalho com as escolas, para que possam construir as suas capacidades de melhoria. Um crescente corpo de pesquisas sugere que a escola requer ser articulada mediante o desenvolvimento de uma liderança pedagógica e uma comunidade profissional. A sustentabilidade da mudança apoia-se na construção de capacidades de toda a escola para promover a aprendizagem profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

2017-12-21

Cómo citar

Bolívar, A. (2017). A Melhoria da Escola: Linhas Atuais de Investigação. Revista Portuguesa De Pedagogia, (51-2), 5-27. https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-2_1

Número

Sección

Artigos