A Melhoria da Escola: Linhas Atuais de Investigação

Auteurs

  • Antonio Bolívar Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-2_1

Mots-clés:

melhoria escolar; construção de capacidades; liderança; comunidades profissionais; aprendizagem organizacional

Résumé

O artigo realiza uma revisão atual das políticas de melhoria da escola, desde a perspetiva de escola como uma unidade fundamental de mudança e aprendizagem organizacional. Em vez de estratégias verticais ou prescritivas, isto implica formas horizontais de trabalho com as escolas, para que possam construir as suas capacidades de melhoria. Um crescente corpo de pesquisas sugere que a escola requer ser articulada mediante o desenvolvimento de uma liderança pedagógica e uma comunidade profissional. A sustentabilidade da mudança apoia-se na construção de capacidades de toda a escola para promover a aprendizagem profissional.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2017-12-21

Numéro

Rubrique

Artigos