Memoria y prospectiva de la Teoría de la Educación

Auteurs

  • Fernando Gil Cantero
  • Gonzalo Jover Olmeda Universidad Complutense de Madrid

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_7

Résumé

Este artigo pretende oferecer alguns elementos que ajudem a reconstruir a narrativa da Teoria da Educação como disciplina académica, partindo da sua evolução institucional. A análise realizada evidencia a oportunidade actual para uma Teoria da Educação que, a partir da sua condição teórica, venha a recolocar a questão educativa no centro do discurso pedagógico, e sem renunciar à complexidade da sua singularidade. Pensar a Educação em toda a sua complexidade implica aprender a projectar um interesse pedagógico, amplo e geral, para esclarecer as múltiplas vias de acesso à realidade educativa, para adoptar diversos critérios de racionalidade, para aceitar uma pluralidade de vias de fundamentação teórica e para reunir orientações em ordem a uma acção, também a realizar a partir de diferentes níveis. Tudo isso com o propósito de recuperar a questão educativa em toda a sua extensão, evitando o risco de despedagogização da Teoria da Educação.

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Publiée

2006-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos