Os LMS no Apoio ao Ensino Presencial: dos conteúdos às interacções

Auteurs

  • Ana Amélia A. Carvalho Universidade do Minho

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_6

Résumé

A utilização de LMS (Learning Management Systems) no apoio ao ensino presencial tem vindo a ganhar adeptos pelas vantagens que traz aos docentes e aos discentes, nomeadamente por ser um espaço privado de partilha e de interacção, sempre acessível. A facilidade de disponibilização de conteúdos, de interacção através de ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas, e de colaboração fazem das plataformas espaços apetecíveis para os agentes educativos. O papel do professor tem vindo a sofrer profundas alterações e o LMS tem funcionalidades que suportam mais facilmente as exigências da actividade docente, permitindo-lhe apoiar os alunos, ajudá-los a reflectir e a debater as temáticas abordadas. Além disso, os alunos ao desenvolverem colaborativamente um trabalho encontram nas ferramentas disponíveis no LMS a possibilidade de continuarem a trabalhar para além dos momentos presenciais, podendo contar com o apoio privado do professor.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2008-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos