Supervisão no Ensino Superior Online: que Práticas?

Auteurs

  • Susana Henriques Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) / Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES‑ -IUL) e Universidade Aberta, Portugal
  • Maria Ivone Gaspar Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
  • Maria Lúcia Massano Universidade Aberta e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, Portugal

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_2

Mots-clés:

Supervisão pedagógica online, desenvolvimento profissional docente no ensino superior, cenários digitais de ensino e aprendizagem, colaboração

Résumé

Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando-se subsídios sobre esta temática.

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Publiée

2018-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos