Jogos e Brinquedos na Sociedade Medieval Muçulmana da Península Ibérica.
Uma questão de género ou status social?
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_03Mots-clés:
Idade Média, Península Ibérica, xadrez, peça, tabuleiro de jogosRésumé
Brincar não é exclusivo do ser humano, faz parte da natureza de muitas espécies animais, especialmente durante os primeiros anos de vida. O que é único na nossa espécie é a elaboração e fabrico de jogos e brinquedos e a sua prática regulada.
Alguns dos jogos mais emblemáticos da história, como o xadrez ou damas, chegaram à Europa pela mão dos árabes através da Península Ibérica. A sua prática não se limita a uma determinada área social, de género ou espacial, nem mesmo a uma era, como é inferida das informações extraídas dos espécimes preservados.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Revista Portuguesa de Pedagogia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.