Coordenador Pedagógico da EJA

identidade e prática em escolas públicas no Estado do Maranhão

Auteurs

  • Camila Castro Diniz Rede Municipal de Rosário, Rosário, MA, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8106-6850
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Université fédérale de Maranhão (UFMA), São Luís, MA, Brasil.

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_03

Mots-clés:

Coordenadores pedagógicos, Educação de jovens e adultos (EJA), Identidade, Prática

Résumé

O presente artigo objetiva analisar a identidade e prática de coordenadores pedagógicos que atuam na Educação de Jovens e Adultos, no Maranhão. É oriundo de uma pesquisa realizada com coordenadoras pedagógicas nos municípios de Rosário/MA e Santa Inês/MA, que fizeram parte da primeira turma de egressos do curso de especialização em coordenação pedagógica no Estado. Ancoradas numa pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico-documental e de campo, utilizou-se como subsídio teórico e metodológico os estudos de Becker e Keller (2020); Di Pierro et. al (2001); dentre outros. E, para a coleta de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que existem fragilidades na identidade e na prática dos coordenadores pedagógicos que atuam na EJA, sendo necessário maiores investimentos em sua formação e melhores condições de trabalho para que a atuação nessa modalidade de ensino seja efetivamente qualificada e contribua com a formação dos jovens e adultos das escolas pesquisadas.

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Publiée

2024-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos