Participação no Lazer e Bem-estar das Pessoas Idosas em Espanha
Impacto do Nível Educacional e a Importância do Lazer
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_15Palavras-chave:
Lazer, Pessoas idosas, Participação, Bem-estar, Nível educacionalResumo
Numerosos estudos mostram que a participação no lazer é fundamental para o bem-estar das pessoas mais velhas. Menos estudos têm em conta a importância dada ao lazer como variável mediadora na percepção do bem-estar. Contudo, cada vez mais autores salientam que conhecer o valor que as pessoas atribuem ao lazer é fundamental para compreender o seu impacto no bem-estar. Este documento procura descobrir se existe alguma relação entre a importância atribuída ao lazer, à participação nesta área e a perceção do bem-estar, considerando se esta importância é mediada pelo nível de educação. É utilizado um desenho metodológico quantitativo, utilizando um inquérito aplicado a uma amostra de 1213 idosos (65-74 anos de idade) que vivem em Espanha. Para além das variáveis sociodemográficas, o questionário inclui duas grandes secções dedicadas à participação e à importância dada ao lazer e ao bem-estar (subjetivo, psicológico e social). Os resultados confirmam que a importância atribuída ao lazer varia de acordo com o nível de educação e que esta importância está relacionada com a participação ou ausência de lazer. Isto é crucial, na medida em que a prática de uma atividade de lazer está associada a níveis mais elevados de bem-estar do que a sua não prática.
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