Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-1_3Palavras-chave:
desenvolvimento profissional docente, aprendizagem ao longo da vida, período de vida profissional docenteResumo
Partindo do pressuposto amplamente consensual na contemporaneidade de que o desenvolvimento profissional é um processo de aprendizagem ao longo da vida, este artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa doutoral cujo principalobjetivo é caracterizar as perceções dos docentes do ensino não-superior sobre os seus próprios processos de desenvolvimento profissional. No plano conceptual, argumenta-se que o desenvolvimento profissional docente engloba aprendizagens formais e informais existentes em diferentes períodos ao longo da vida. O estudo empírico enquadra-se numa metodologia qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de Focus Groups em que participaram docentes dos vários níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário, que se encontravam em distintos períodos do ciclo de vida profissional. Os resultados alcançados permitem evidenciar algumas diferenças entre as perceções dos docentes, consoante quer o período da vida profissional em que se encontram, quer os níveis de escolaridade em que os docentes lecionam.
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Publicado
2016-12-20
Como Citar
Pires, R., Alves, M. G., & Gonçalves, T. N. R. (2016). Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida. Revista Portuguesa De Pedagogia, 50(1), 57-78. https://doi.org/10.14195/1647-8614_50-1_3
Edição
Secção
Artigos
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