Do ordenamento do território à gestão dos riscos naturais. A importância da geografia física salientada através de casos de estudo seleccionados em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_1_1Palavras-chave:
Geografia física, geomorfologia, Portugal, ordenamento, riscos naturais, gestão de riscos.Resumo
A Geografia Física aparece como fundamental nos primeiros momentos dum plano de ordenamento estudando os suportes físicos do território, tanto no respeitante às formas do relevo, como no respeitante aos processos erosivos que as criaram e aos que sobre elas actuam. Deste modo, pode prever-se o desenvolvimento das formas, o que permite passar à consideração dos riscos naturais, hoje mais ou menos afectados pela actuação do homem. Neste sentido, apresentando múltiplos casos de estudo seleccionados em Portugal, pretendemos sensibilizar cientistas, técnicos e políticos para a importância que a Geografia Física tem para o ordenamento do território.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.