A educação geográfica no ensino e aprendizagem das áreas de riscos ambientais por eventos hidrológicos em Cajuri/Minas Gerais/Brasil: o lugar, os escolares e suas percepções de risco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-7723_31-extra1_1

Palavras-chave:

Risco ambiental, lugar, mitigação, educação

Resumo

A incidência dos desastres naturais no Brasil, sobretudo nas áreas urbanas, intensificado pelo processo de urbanização e industrialização, tem deixado em alerta toda a população devido aos riscos ambientais. Nos últimos dez anos, a população brasileira, em especial do estado de Minas Gerais, vem se destacando como um dos mais atingidos pelos desastres naturais associados a chuva. Compreendendo a escola como espaço de discussão e disseminação de conhecimentos, a Geografia é capaz de trazer a compreensão e respostas para os riscos ambientais enfrentados no lugar. Desse modo, com o intuito de promover discussões e reflexões na interface de três campos - Geografia, Riscos e Educação – o objetivo da pesquisa foi apontar caminhos para trabalhar o enfrentamento dos riscos ambientais em Cajuri/Minas Gerais/Brasil por meio do ensino de Geografia nas escolas locais e percepção dos riscos, a partir da perspectiva construcionista e pesquisa participante-colaborativa. A intervenção da educação geográfica nos processos do ensino e aprendizagem foi essencial para apontar caminhos estratégicos de mitigação do risco através da sistematização coletiva de um Atlas Municipal Escolar de Cajuri/MG, cujas informações sobre a geograficidade, a historicidade e os diferentes ambientes da paisagem urbana e rural, possibilitarão novos conhecimentos e percepção sobre o lugar, entendendo suas dinâmicas, interações e conflitos que potencializam os riscos ambientais.

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Publicado

2024-12-06