A RELIGIÃO PAGÃ NA CIDADE DE AMMAIA (SÃO SALVADOR DE ARAMENHA, MARVÃO). PRAGMATISMO POLÍTICO E MULTICULTURALISMO FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8657_57_2Palavras-chave:
Lusitânia, Ammaia, Epigrafia, Religião, SociedadeResumo
A cidade de Ammaia, situada nos arredores de Marvão, conta com um razoável corpus epigráfico através do qual é possível analisar aspectos importantes do quotidiano luso-romano. No presente artigo reúne-se a informação disponível acerca das práticas religiosas urbanas durante o Alto-Império, verificando-se a coexistência, em ambientes públicos, de cultos indígenas e de cultos oficiais, com predomínio do culto de Júpiter, expoente destacado do legalismo romano na região. Como é natural, numa cidade de população maioritariamente indígena, os ofertantes dos monumentos, na maioria aras de desenho regularmente clássico, reflectem essa origem e vários graus de romanização, ou seja, de aculturação integradora que deve ser interpretada sem preconceitos anacrónicos.
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