Penthesiléa, de Hélia Correia

Autores

  • Maria de Fátima Silva Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-1718_67_8

Resumo

Em 2002, Hélia Correia fez sair, como edição da Autora, um pequeno volume intitulado Apodera-te de mim, com que quis comemorar o aniversário de Jaime Rocha. Os textos aqui reunidos constituem, na sua maior parte, uma reescrita de grandes mitos gregos, como sejam o de Creta, o da colca Medeia e o de Pentesileia, a Amazona. Se o primeiro destes textos representa uma reflexão sobre a cultura grega, desde a civilização minoica até ao classicismo ateniense, o centro desta antologia é preenchido por dois mitos de temática feminina, tão do gosto da Autora.

            Um primeiro contacto visual com o texto denuncia de imediato a preferência pela escrita etimológica do nome da Amazona, Penthesiléa, com o que já se sublinha uma interpretação da figura e se aponta para o seu destino trágico; na verdade, o primeiro elemento deste nome – πένθος, “sofrimento” – concretiza uma leitura teleológica da vida, na linha de um Heródoto ou de um Sófocles, por exemplo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria de Fátima Silva, Universidade de Coimbra

Doutora em Letras pela Universidade de Coimbra, na especialidade de Literatura Grega, com a tese Crítica do teatro na Comédia Antiga. Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem dedicado a sua investigação à literatura, ao teatro, à historiografia e à filosofia dos Gregos, designadamente a Aristófanes, Eurípides, Heródoto e Aristóteles.

##submission.downloads##

Publicado

2015-12-10

Edição

Secção

Artigos