Apresentação

A Media & Jornalismo é uma revista científica pioneira em Portugal na área dos estudos dos media e do jornalismo. O primeiro número foi lançado em 2002 pelo então CIMJ - Centro de Investigação Media & Jornalismo, afirmando-se “na diversidade dos temas dos seus artigos, metodologias e reflexões” e sendo “um espaço promotor de discussão qualificada, não só na comunidade académica, mas também entre todos os que se interessam pelos media e pelo jornalismo nas sociedades contemporâneas.” A revista é atualmente publicada pelo ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA, que integrou o CIMJ. Continua com periodicidade semestral (Abril e Outubro de cada ano), estando indexada nas bases SCOPUS, na Scielo e na DOAJ, praticando um rigoroso sistema de arbitragem científica e disponibilizando todo o seu conteúdo de forma livre e gratuita.

A Media & Jornalismo publica investigação académica de topo e constitui um espaço de discussão qualificada para compreender as dinâmicas sociais e políticas ativadas pelos media e pelo jornalismo na sociedade contemporânea. A reflexão produzida contribui para um conhecimento aprofundado e crítico das várias dimensões, temporalidades  e impactos de fenómenos comunicacionais complexos. Procura combinar uma variedade de problemáticas e enfoques, da história à sociologia, do direito à economia, das práticas,  tecnologias e  os usos, e constituir um elemento de reflexão e debate na vasta comunidade interessada no âmbito específico dos media e do jornalismo.

 

Foco e Âmbito

A Media & Jornalismo aceita artigos originais, assentes em metodologias empíricas e qualitativas. Procuramos especialmente atrair investigação que contribua de forma decisiva e inovadora para desenvolver novos métodos de análise, aplicar modelos teóricos a investigações empíricas, discutir e aplicar conceitos heurísticos, identificar e analisar fenómenos emergentes no campo dos media, refletir criticamente sobre as dinâmicas comunicacionais e tecnológicas da sociedade contemporânea e lançar novas interpretações sobre a história dos media.

A revista aceita a submissão de artigos e recensões de livros e entrevistas em todas as áreas das ciências da comunicação com particular destaque para os estudos dos media e do jornalismo.  Os seguintes temas constituem questões centrais de reflexão da Media & Jornalismo: Jornalismo, sociedade e democracia; media e identidades sociais; história e transformações nos meios de comunicação social; ética da comunicação e deontologia do jornalismo; economia e política dos meios de comunicação social; modos e estratégias da comunicação política e estratégica; tecnologias de informação e inovação nos media e no jornalismo; novas formas mediáticas de comunicação; jornalistas como comunidade interpretativa; literacias digitais e transmediáticas; pluralismo mediático e práticas digitais.

 

Políticas de Secção

 ESTRUTURA DA REVISTA

A Revista Media & Jornalismo é constituída por três secções:

Artigos

  • Submissões Abertas
  • Indexado
  • Revisto pelos Pares

Os artigos selecionados constituem o dossier central da revista, com tema que dá título ao número e tem co-edição de investigadores por convite, ou por sistema regular de call.

Varia

  • Submissões Abertas
  • Indexado
  • Revisto pelos Pares

É uma pequena secção que pode integrar artigos com temática diferente do dossier central  e tem como editores a direcção da revista.

Recensões

  • Revisto pelos Pares

Secção editada por um dos membros da direção, sendo a modalidade por convite ou por receção direta de propostas.

 

Processo de Revisão por Pares

Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.

Periodicidade

A Revista Media&Jornalismo é publicada semestralmente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

ISSN

ISSN 2183-5462 (online)
ISSN 1645-5681 (print)

Taxas para submissão e publicação de textos

A revista Media & Jornalismo não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.