Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

1. Submissão de artigos e de recensões

Os artigos e as recensões submetidos para publicação têm de ser originais e respeitar as diretrizes editoriais adotadas pela revista.  Serão objeto de arbitragem científica Todo o processo seguirá o Código de ética. Guia de boas práticas para editores de revistas da Universidade de Coimbra. 

2. Envio 

A submissão deve ser feita através da plataforma:   https://impactum-journals.uc.pt/rel

Publicação de artigos

3. Apresentação, formato e extensão 

3.1 Aceitam-se artigos em Português, Inglês, Francês ou Espanhol. 

3.2 O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados na língua em que o artigo for escrito e também em português e em inglês, quando essas não forem as línguas usadas no artigo. O artigo deve incluir um resumo em português e  em inglês (c. 150-200 palavras) acompanhado de cinco palavras-chave. 

3.3. O texto não pode  exceder as 7 000 palavras (incluindo notas e bibliografia).

3.4.  O nome do autor, acompanhado da afiliação institucional, do email e do ID Orcid deve figurar depois do título, alinhado à direita.

Ex.: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,
Centro de Literatura Portuguesa
email
Orcid.

3.5 Cabe ao autor a responsabilidade de obter autorização para publicar o artigo, bem como as imagens sujeitas a direitos de autor que lhe associar.

3.6 Formatação do texto

Títulos

Notas/ Epígrafes

c) Nas remissões de umas para outras páginas do artigo, usar-se-ão as expressões latinas consagradas (cf. supra, cf. infra), que virão sempre por extenso.

d) As epígrafes devem vir em itálico, Times New Roman, tamanho 10, com referência ao autor. A menção do livro de onde foi retirada a epígrafe é opcional.

4. Organização da bibliografia

4.1 As citações devem ser apresentadas entre aspas duplas (""), excepto se ultrapassarem três linhas.

4.2 As citações longas devem vir destacadas do corpo de texto com indentação de 1 cm, em Times new roman, tamanho 11, seguidas da referência abreviada da obra citada. Estas citações não devem ser apresentadas com aspas. Deve-se introduzir uma linha de intervalo antes e depois da citação.

4.3 As interpolações devem ser indicadas entre parênteses retos [ ].

4.4. As omissões serão assinaladas por reticências dentro de parênteses curvos (...).

4.5. No texto, o título das publicações será em itálico e o dos artigos, colocado entre aspas.

4.6 Na Bibliografia devem apenas ser mencionados os autores e obras citados no artigo.

4.7 As referências serão sempre feitas no corpo do texto, na forma abreviada da indicação, entre parênteses curvos, do nome do autor, data de publicação e, se for o caso, número de página. Se se tratar de uma citação indireta, essas indicações serão precedidas da palavra apud.

4.8 Exemplos:
Um só autor: (Bourdieu, 2005: 221).
Dois autores: (Bessière e Pageaux, 1999).
Três ou mais autores: (Laborinho et al., 1999).
Citação indireta: (apud Moura, 1999: 75).

4.9 A bibliografia deve ser incluída no final, em Times New Roman 11, com o título "Referências".

4.10 Deverá sempre indicar-se a editora e a edição consultada. Poderá também indicar-se, se for considerada relevante, a data da primeira edição. Estas indicações deverão vir no fim da referência, entre parênteses retos. Quando se trate de traduções, deverá vir sempre indicado o nome do tradutor.

Ex.:

Livros:

Mattoso, José (1997). Religião e cultura na Idade Média portuguesa. 2.ª ed., Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda [1982].
Hall, Stuart (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Garcia Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP & A Editora [1997].
Cunha, Celso e Cintra, Lindley (1996). Breve gramática do Português contemporâneo. 9.ª edição, Lisboa: Edições Sá da Costa.

Coletâneas:

Bassnet, Susan (2001). “The Fuzzy Boundaries of Translation”, in Roberto di Napoli, Loredana Polezzi e Anny King (Eds.). Fuzzy Boundaries? Reflections on Modern Languages and the Humanities (pp. 67-77). London: Centre for Information on Language Teaching and Research.

Artigos de revistas:

Mignolo, Walter D. (2000). “The Role of Humanities in the Corporate University”. PMLA, 115.5: 1238-1245.

Documentos da Internet:

Apelido, Nome próprio (ano). Título, [em linha] disponível em ... [consultado em data]

5. Publicação de recensões 

A obra recenseada deve ser identificada de acordo com o modelo usado na bibliografia, acrescentando-se a informação do número de páginas e o ISBN.

As recensões não devem exceder os 9 000 caracteres, incluindo espaços. Não devem apresentar notas de pé de página. 

6. Provas tipográficas

Serão enviadas aos autores unicamente as primeiras provas tipográficas dos textos aceites para publicação. Nelas não devem ser introduzidas alterações ou acrescentos, admitindo-se apenas a correção de gralhas e erros ortográficos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.