Um Theatro movidiço: projectos de reforma da Sala dos Capelos.

Authors

  • Paulo Providência DARQ / CES

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_3_15

Keywords:

Sala dos Capelos, projecto, Fernando Távora, Atelier 15

Abstract

Um dos aspectos mais característicos da pedagogia do Projecto de Arquitectura dos docentes do Porto é a inclusão da História da Arquitectura como matéria de aprendizagem, considerando que a História fornece aos alunos instrumentos para interpretarem contextos específicos e exigentes de intervenção.

Não é de estranhar que num número da revista Joelho, dedicado ao ensino de arquitectura, surja uma reflexão sobre as propostas de requalificação da Sala dos Capelos de dois dos mais significativos intervenientes pedagógicos daquela escola, que precisamente evidenciaram o uso da História, quer como matéria de ensino/aprendizagem, quer como suporte da actividade projectual. O que resultará da análise histórica da Sala e dos projectos de Arquitectura desses dois autores, é a interpretação que fazem do contexto de intervenção, e assim do seu entendimento do papel da História no processo de Projecto de Arquitectura.

Trata-se, afinal, da compreensão dos contextos de intervenção como procedimento metodológico simultâneo ao exercício projectual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Providência, DARQ / CES

Licenciado pela FAUP em 1988, Doutor pela Universidade de Coimbra em 2007. Docente de Projecto no DARQ-FCTUC; tem orientado Provas de Final de Licenciatura e Dissertação de Mestrado Integrado.
As minhas áreas de interesse são o século XIX e a arquitectura contemporânea. Pensar o projecto arquitectónico como meio de expressão leva à reflexão sobre os seus métodos e práticas.
De forma complementar às reflexões teorizantes, mantenho prática de projecto de arquitectura.

Downloads

Most read articles by the same author(s)