Um Theatro movidiço: projectos de reforma da Sala dos Capelos.
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_3_15Palavras-chave:
Sala dos Capelos, projecto, Fernando Távora, Atelier 15Resumo
Um dos aspectos mais característicos da pedagogia do Projecto de Arquitectura dos docentes do Porto é a inclusão da História da Arquitectura como matéria de aprendizagem, considerando que a História fornece aos alunos instrumentos para interpretarem contextos específicos e exigentes de intervenção.
Não é de estranhar que num número da revista Joelho, dedicado ao ensino de arquitectura, surja uma reflexão sobre as propostas de requalificação da Sala dos Capelos de dois dos mais significativos intervenientes pedagógicos daquela escola, que precisamente evidenciaram o uso da História, quer como matéria de ensino/aprendizagem, quer como suporte da actividade projectual. O que resultará da análise histórica da Sala e dos projectos de Arquitectura desses dois autores, é a interpretação que fazem do contexto de intervenção, e assim do seu entendimento do papel da História no processo de Projecto de Arquitectura.
Trata-se, afinal, da compreensão dos contextos de intervenção como procedimento metodológico simultâneo ao exercício projectual.
Downloads
##submission.downloads##
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Paulo Providência

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).