The Text is Not Enough: Visibility in Asian diasporic Digital Narratives
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_7Palavras-chave:
teoria da imagem, ekphrasis, relação texto-imagem, literatura digital asiática, minoriasResumo
Usando a “Teoria da Imagem” de W.J.T. Mitchell (1994), este artigo explora o uso da imagem visual na literatura eletrónica. Examina três trabalhos recentes que combinam múltiplos elementos mediáticos. O primeiro, The Boat (2015), é um romance gráfico interativo do artista visual vietnamita-australiano Matt Huynh. É adaptado do conto The Boat (2008) do autor vietnamita australiano Nam Le. Ao comparar a adaptação digital com o texto de origem, exploro noções contemporâneas de ekphrasis na literatura digital. Em segundo lugar, exploro The Vine and the Fish (2020), de Leise Hook, uma narrativa gráfica interativa. Aqui, examino não só a interação entre texto e imagem, mas também como esta obra usa a visibilidade como conceito central (ou seja, com as imagens da videira titular e do peixe). Finalmente, examino Reeducated: Inside Xinjiang’s Secret Detention Camps (2021), um “filme animado e ambisónico reconstrói a experiência de detenção e reeducação política em Xinjiang, China, guiado pelas memórias de três homens que foram apanhados naquela que é provavelmente a maior operação de internamento em massa de minorias étnicas e religiosas desde a Segunda Guerra Mundial” (Huynh 2023). A obra é dirigida por Sam Wolson e contém ilustrações de Matt Huynh. Ao discutir a ekphrasis, o anglo-americano e teórico dos média W.J.T. Mitchell (1994) descreve três fases: indiferença ecfrástica, esperança ecfrástica e desespero ecfrástico. A primeira, a indiferença ecfrástica, decorre da «perceção do senso comum de que a ekphrasis é impossível», de que as palavras podem «citar», mas nunca «dar a ver» (Mitchell 1994, 152). Em Reeducated, estou a utilizar uma definição muito liberal de texto como imagem e imagem como texto. Em ambos os casos, o conceito de Reeducated como uma obra de literatura eletrónica é um tanto controverso e é usado para definir adequadamente o que falamos quando falamos de visibilidade na literatura eletrónica.
Downloads
Referências
BEWES, T. (2011). The Event of Postcolonial Shame, Princeton: Princeton University Press.
CALVINO, I. (1988). Six Memos for The Next Millennium. London: Vintage.
CHEN, M. (2015). “Matt Huynh: Drawing Between the Lines,” Guernica Mag. Available at: https://www.guernicamag.com/matt-huynh-drawing-between-the-lines/
CUSK, R. (2014). Outline. Faber and Faber: London.
HOOK, L. (2020). The Vine and the Fish. Available at: https://www.thebeliever.net/the-vine-and-the-fish/
HUYNH, M. (2015). The Boat. Available at: https://www.sbs.com.au/theboat
HUYNH, M. (2023). “Reeducated,” 2015, MattHuynh.com. Available at: https://www.matthuynh.com/reeducated
JOBS, S. (2005). Steve Jobs’ 2005 Stanford Commencement Address. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=UF8uR6Z6KLc
LE, N. (2023). The Boat. Available at: https://www.powells.com/book/-9780307388193/2-7
LONDON, R. (2021). “SXSW Online 2021: ‘Reeducated’ filmmaker and U-M alumnus Sam Wolson on VR storytelling,” The Michigan Dailty. Available at: https://www.michigandaily.com/arts/sxsw-online-2021-reeducated-filmmaker-and-u-m-alumnus-sam-wolson-on-vr-storytelling/#google_vignette
MARINO, M. (2021). HOOK’S “THE VINE AND THE FISH” WINS THE 2021 COOVER AWARD’, e-literature. Available at: https://eliterature.org/2021/07/hooks-the-vine-and-the-fish-wins-the-2021-coover-award/
MAUK, B. (2021). Inside Xinjiang’s Prison State Survivors of China’s campaign of persecution reveal the scope of the devastation,” The New Yorker. Available at: https://www.newyorker.com/news/a-reporter-at-large/china-xinjiang-prison-state-uighur-detention-camps-prisoner-testimony
MISHRA, V. (2016). “Archive fever and the genesis of secrecy in Salman Rushdie,” Textual Practice, 30(1), 19–43.
MITCHELL, W.J.T. (1994). Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago: The University of Chicago Press.
PHAM, H. (2009). “INTERVIEW WITH NAM LE,” Peril. Available at: https://peril.com.au/back-editions/edition06/interview-with-nam-le/
WRIGHT, D.T.H. & Arnold, C. (2023). “Tardy Student Punishment Simulator,” Taper, no.10. Available at: https://taper.badquar.to/10/tardy_student.html
WOLSON, S. (2021). “Inside Xinjiang’s Secret Detention Camps (360/VR),” The New Yorker. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=FGUyo5dxke8
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 David Thomas Henry Wright

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.