The Text is Not Enough: Visibility in Asian diasporic Digital Narratives

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_7

Palavras-chave:

teoria da imagem, ekphrasis, relação texto-imagem, literatura digital asiática, minorias

Resumo

Usando a “Teoria da Imagem” de W.J.T. Mitchell (1994), este artigo explora o uso da imagem visual na literatura eletrónica. Examina três trabalhos recentes que combinam múltiplos elementos mediáticos. O primeiro, The Boat (2015), é um romance gráfico interativo do artista visual vietnamita-australiano Matt Huynh. É adaptado do conto The Boat (2008) do autor vietnamita australiano Nam Le. Ao comparar a adaptação digital com o texto de origem, exploro noções contemporâneas de ekphrasis na literatura digital. Em segundo lugar, exploro The Vine and the Fish (2020), de Leise Hook, uma narrativa gráfica interativa. Aqui, examino não só a interação entre texto e imagem, mas também como esta obra usa a visibilidade como conceito central (ou seja, com as imagens da videira titular e do peixe). Finalmente, examino Reeducated: Inside Xinjiang’s Secret Detention Camps (2021), um “filme animado e ambisónico reconstrói a experiência de detenção e reeducação política em Xinjiang, China, guiado pelas memórias de três homens que foram apanhados naquela que é provavelmente a maior operação de internamento em massa de minorias étnicas e religiosas desde a Segunda Guerra Mundial” (Huynh 2023). A obra é dirigida por Sam Wolson e contém ilustrações de Matt Huynh. Ao discutir a ekphrasis, o anglo-americano e teórico dos média W.J.T. Mitchell (1994) descreve três fases: indiferença ecfrástica, esperança ecfrástica e desespero ecfrástico. A primeira, a indiferença ecfrástica, decorre da «perceção do senso comum de que a ekphrasis é impossível», de que as palavras podem «citar», mas nunca «dar a ver» (Mitchell 1994, 152). Em Reeducated, estou a utilizar uma definição muito liberal de texto como imagem e imagem como texto. Em ambos os casos, o conceito de Reeducated como uma obra de literatura eletrónica é um tanto controverso e é usado para definir adequadamente o que falamos quando falamos de visibilidade na literatura eletrónica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEWES, T. (2011). The Event of Postcolonial Shame, Princeton: Princeton University Press.

CALVINO, I. (1988). Six Memos for The Next Millennium. London: Vintage.

CHEN, M. (2015). “Matt Huynh: Drawing Between the Lines,” Guernica Mag. Available at: https://www.guernicamag.com/matt-huynh-drawing-between-the-lines/

CUSK, R. (2014). Outline. Faber and Faber: London.

HOOK, L. (2020). The Vine and the Fish. Available at: https://www.thebeliever.net/the-vine-and-the-fish/

HUYNH, M. (2015). The Boat. Available at: https://www.sbs.com.au/theboat

HUYNH, M. (2023). “Reeducated,” 2015, MattHuynh.com. Available at: https://www.matthuynh.com/reeducated

JOBS, S. (2005). Steve Jobs’ 2005 Stanford Commencement Address. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=UF8uR6Z6KLc

LE, N. (2023). The Boat. Available at: https://www.powells.com/book/-9780307388193/2-7

LONDON, R. (2021). “SXSW Online 2021: ‘Reeducated’ filmmaker and U-M alumnus Sam Wolson on VR storytelling,” The Michigan Dailty. Available at: https://www.michigandaily.com/arts/sxsw-online-2021-reeducated-filmmaker-and-u-m-alumnus-sam-wolson-on-vr-storytelling/#google_vignette

MARINO, M. (2021). HOOK’S “THE VINE AND THE FISH” WINS THE 2021 COOVER AWARD’, e-literature. Available at: https://eliterature.org/2021/07/hooks-the-vine-and-the-fish-wins-the-2021-coover-award/

MAUK, B. (2021). Inside Xinjiang’s Prison State Survivors of China’s campaign of persecution reveal the scope of the devastation,” The New Yorker. Available at: https://www.newyorker.com/news/a-reporter-at-large/china-xinjiang-prison-state-uighur-detention-camps-prisoner-testimony

MISHRA, V. (2016). “Archive fever and the genesis of secrecy in Salman Rushdie,” Textual Practice, 30(1), 19–43.

MITCHELL, W.J.T. (1994). Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago: The University of Chicago Press.

PHAM, H. (2009). “INTERVIEW WITH NAM LE,” Peril. Available at: https://peril.com.au/back-editions/edition06/interview-with-nam-le/

WRIGHT, D.T.H. & Arnold, C. (2023). “Tardy Student Punishment Simulator,” Taper, no.10. Available at: https://taper.badquar.to/10/tardy_student.html

WOLSON, S. (2021). “Inside Xinjiang’s Secret Detention Camps (360/VR),” The New Yorker. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=FGUyo5dxke8

##submission.downloads##

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Wright, David Thomas Henry. 2025. «The Text Is Not Enough: Visibility in Asian Diasporic Digital Narratives». MATLIT: Materialities of Literature 12 (1):121-33. https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_7.