O discurso populista nas redes de Lula
uma análise das publicações durante os 580 dias de cárcere
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_12_6Palavras-chave:
Populismo, redes, Lula, discursoResumo
A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cárcere desafiou a comunicação política contemporânea: a manutenção de uma figura pública, com o objetivo de evitar o enfraquecimento de suas características, naquele momento privada de atuação no campo político. Foi o que aconteceu com Lula, de abril de 2018 a novembro de 2019, quando esteve preso na Polícia Federal, em Curitiba. Ao longo de 580 dias, sua assessoria manteve ativas suas contas no Facebook, Twitter e Instagram, o que permitiu que Lula estivesse presente nas discussões políticas do país. Aqui estudamos o emprego do discurso populista de Lula nessas contas para analisar as estratégias de comunicação e discurso, sob o ponto de vista de possíveis alterações discursivas em função da posição ocupada outrora e durante a prisão. O lulismo também aparece nesta análise, como força populista associada à figura de Lula, que por vezes serve de instrumento para manutenção de traços característicos do fenômeno investigado.
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