Verdade, mentira e fake news nos discursos de Lula e Bolsonaro
uma análise de sentidos a partir do Twitter dos candidatos na campanha para presidente do Brasil em 2022
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_17_3Palavras-chave:
Fake news, desinformação, verdade, mentira, Lula, BolsonaroResumo
A pesquisa monitorou menções aos termos “fake news”, “verdade” e “mentira” nas publicações dos candidatos Lula e Bolsonaro em seus perfis no Twitter durante a campanha eleitoral para presidente do Brasil em 2022, com o objetivo de compreender os sentidos produzidos no discurso dos candidatos, seguindo a metodologia de Análise de Discurso de linha francesa. Parte-se de estudos contemporâneos sobre desinformação nas plataformas digitais para a problematização teórica dos conceitos. Como resultados, temos uma postura retórica nas postagens de Jair Bolsonaro, no intuito de reforçar uma visão particular de “verdade” e “mentira” - não foram encontradas citações ao termo “fake news” -, enquanto Lula busca confirmar a veracidade de suas declarações ou reiterar a falsidade do que diz o adversário, utilizando técnicas discursivas similares às de verificadores profissionais, concentrando todas as citações à expressão “fake news” no corpus da pesquisa.
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