Os estudos de framing no contexto da investigação em comunicação
uma análise a partir das principais revistas científicas de Brasil e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_12Palavras-chave:
teoria do Framing, Web of Science, Scopus, Qualis, análise de conteúdoResumo
A teoria do enquadramento (ou framing) tem ganho, desde o seu aparecimento, uma preponderância crescente no vasto campo das Ciências Sociais e Humanas. Estudos internacionais comprovam-no e sublinham a importância dada a esta teoria no contexto da investigação em Comunicação. Trata-se de uma teoria utilizada para estudar diversas temáticas, mediante variadas técnicas metodológicas, constituindo-se como um instrumento importante de compreensão dos fenómenos mediáticos.
Neste trabalho realçamos a importância que a teoria adquiriu nos estudos realizados em Brasil e Portugal, representando, na década de 2007 a 2016, a publicação de 135 artigos em 34 das principais revistas de expressão portuguesa da área das Ciências da Comunicação.
Mediante os resultados da análise de conteúdo efetuada, emerge a força do paradigma, que é trabalhado preferencialmente em associação com os temas de política e questões de género, de forma empírica e tendo como objeto de estudo a imprensa tradicional.
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