Os estudos de framing no contexto da investigação em comunicação

uma análise a partir das principais revistas científicas de Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_12

Palavras-chave:

teoria do Framing, Web of Science, Scopus, Qualis, análise de conteúdo

Resumo

A teoria do enquadramento (ou framing) tem ganho, desde o seu aparecimento, uma preponderância crescente no vasto campo das Ciências Sociais e Humanas. Estudos internacionais comprovam-no e sublinham a importância dada a esta teoria no contexto da investigação em Comunicação. Trata-se de uma teoria utilizada para estudar diversas temáticas, mediante variadas técnicas metodológicas, constituindo-se como um instrumento importante de compreensão dos fenómenos mediáticos.

Neste trabalho realçamos a importância que a teoria adquiriu nos estudos realizados em Brasil e Portugal, representando, na década de 2007 a 2016, a publicação de 135 artigos em 34  das principais revistas de expressão portuguesa da área das Ciências da Comunicação.

Mediante os resultados da análise de conteúdo efetuada, emerge a força do paradigma, que é trabalhado preferencialmente em associação com os temas de política e questões de género, de forma empírica e tendo como objeto de estudo a imprensa tradicional.

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Biografias Autor

Rafael Mangana, Universidade da Beira Interior

Rafael Mangana é licenciado e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Atualmente desenvolve o seu doutoramento na mesma instituição e é investigador na unidade de investigação LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades (http: //www.labcom- ifp.ubi.pt). É, também, chefe de redação do Urbi et Orbi (http://www.urbi.ubi.pt), jornal online da Universidade da Beira Interior. A sua principal linha de investigação centra-se na aplicação da teoria do enquadramento à crise de refugiados na Europa.

Valeriano Piñeiro-Naval, Universidad de Salamanca

Valeriano Piñeiro-Naval é licenciado em Publicidade e Relações Públicas (Universidade de Vigo) e Comunicação Audiovisual (Universidade de Salamanca). Europeus Doutor em Comunicação Audiovisual, Revolução Tecnológica e Mudança Cultural na Universidade de Salamanca, é membro integrado na unidade de investigação LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas (http: //www.labcom-ifp.ubi. pt) da Universidade da Beira Interior, onde goza de uma bolsa de pós-doutoral nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal. É também membro oficial do Observatório do Conteúdo Audiovisual (http://www.ocausal.es), Grupo de Pesquisa Reconhecida da Universidade de Salamanca; e trabalhou na Universidade Rey Juan Carlos (Madrid) como investigador contratado no Projeto Europeu INFOCORE (http://www.infocore.eu). A sua principal linha de pesquisa centra-se na análise de conteúdo de portais municipais de diferentes pontos de vista: conteúdo cultural e turístico e web design.

Ricardo Morais, Universidade da Beira Interior

Ricardo Morais é Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Artes e Letras da UBI, onde leciona Jornalismo Radiofónico e Televisivo. É investigador do projeto “Remedia.Lab - Regional Media Lab & Incubator” e foi bolseiro de investigação dos projetos “Public and Private in Mobile Communications” e “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media Portugueses”, ambos desenvolvidos no Laboratório de Comunicação Online. É membro da unidade de investigação LABCOM.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, onde integra o grupo “Comunicação e Media”. Tem centrado a sua pesquisa e publicação no campo do jornalismo, novos media, participação e comunicação política. É co-autor do livro “Anões aos Ombros de Gigantes: Desafios Contemporâneos da Comunicação de Ciência”, publicado em 2016 na coleção Media e Jornalismo da editora Livros Horizonte. É autor e co-autor de diferentes artigos e capítulos nas diferentes áreas da comunicação.

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

Mangana, R., Piñeiro-Naval, V., & Morais, R. (2021). Os estudos de framing no contexto da investigação em comunicação: uma análise a partir das principais revistas científicas de Brasil e Portugal. Media & Jornalismo, 21(38), 241-260. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_12