The revenge of audio

o despertar do som binaural na era dos podcasts e das narrativas radiofónicas

Palavras-chave: Rádio, Som binaural, Podcast

Resumo

Resumo

O som tridimensional, nomeadamente o som binaural, não é uma tecnologia recente. Desde os finais do século XVIII que as primeiras experiências deram aso às contínuas tentativas para percecionar o som tal como o ser humano o escuta. As mais recentes inovações, nomeadamente no século XX, permitiram a melhoria deste tipo de tecnologia e a possibilidade de a aplicar às mais diversas indústrias, como o cinema ou os videojogos.  A rádio não escapou a esta tendência e o som binaural é utilizado tanto no entretenimento como no jornalismo. Neste artigo, pretendemos destacar o papel do áudio e contrariar a premissa de que o “vídeo matou a estrela da rádio”. Começamos assim por abordar o conceito de som binaural para depois nos concentrarmos na análise das utilizações que têm sido feitas desta tecnologia no campo do jornalismo e do entretenimento radiofónico, sublinhando a forma como assistimos à revitalização da importância do áudio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Sofia Paiva, NOVA FCSH

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI) e Mestre em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Atualmente é bolseira de comunicação de ciência no projeto FCSH +Lisboa e N+ Ciência que se Explica, ambos da NOVA FCSH, e as áreas de investigação incidem sobre a rádio, o som, paisagens sonoras, novas tecnologias auditivas e podcasts. Pertence ao Grupo de Trabalho (GT) de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM.

Ricardo Morais, LabCom. IFP

Ricardo Morais é Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Artes e Letras da UBI, onde leciona Jornalismo Radiofónico e Televisivo. É investigador do projeto “Remedia.Lab - Regional Media Lab & Incubator” e foi bolseiro de investigação dos projetos “Public and Private in Mobile Communications” e “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media Portugueses”, ambos desenvolvidos no Laboratório de Comunicação Online. É membro da unidade de investigação LABCOM.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, onde integra o grupo “Comunicação e Media”. Tem centrado a sua pesquisa e publicação no campo do jornalismo, novos media, participação e comunicação política. É co-autor do livro “Anões aos Ombros de Gigantes: Desafios Contemporâneos da Comunicação de Ciência”, publicado em 2016 na coleção Media e Jornalismo da editora Livros Horizonte. É autor e co-autor de diferentes artigos e capítulos nas diferentes áreas da comunicação.

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Paiva, A., & Morais, R. (2020). The revenge of audio. Media & Jornalismo, 20(36), 129-151. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_7