A cobertura jornalística do cinema

géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11

Palavras-chave:

Jornalismo de Cinema, Cobertura Jornalística, Géneros Jornalísticos

Resumo

No âmbito da investigação de doutoramento, financiada pela FCT, procuramos identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura jornalística ao cinema realizada pelos principais media portugueses ao longo do ano de 2019.

O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e reflexivo.

O presente artigo procura, a partir de uma análise de conteúdo às páginas impressas e online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) e das páginas online dos programas Cinemax, da Antena3 e Cinebox, da TVI24, identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura ao cinema realizada por estes órgãos durante o ano de 2019. Neste sentido, procuramos analisar os géneros jornalísticos utilizados, tendo em conta os temas abordados, o estilo discursivo, os protagonistas ou as opções multimédia utilizadas nas páginas online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jaime Lourenço, CIES/ISCTE-IUL e Universidade Autónoma de Lisboa

Jaime Lourenço é natural de Castelo Branco e actualmente vive em Lisboa. É doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. O estudo do jornalismo de cinema é o mote da sua actual investigação. É professor assistente convidado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do ISCTE-IUL e membro do NIP-C@M, da UAL. Como jornalista, coordenou a rubrica cultural do jornal Reconquista (Navegações), trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, nos programas Agora Nós e Eurovisão 2018 – Todos a Bordo, estagiou na TVI, no programa Cinebox, foi apresentador e assistente de produção e redacção do programa E2 (RTP2), membro da 4ª edição da Academia RTP e colaborador em publicações como a revista Premiere, a revista online Metropolis ou o jornal Ensino Magazine e foi editor da secção de cinema da ESCSMagazine entre 2012 e 2015. A sua tese de mestrado, Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24, foi o primeiro trabalho académico sobre a temática em Portugal. Em 2014 publicou o seu primeiro livro Jaime Lourenço, 10 Anos em Retrospectiva, uma colectânea de artigos publicados em vários jornais e revistas.

Maria João Centeno, Escola Superior de Comunicação Social – Politécnico de Lisboa /ICNova

Doutorada e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (2011 e 1999, respetivamente) e licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (1994). Professora coordenadora e investigadora da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 1995, onde leciona as unidades curriculares de Teorias da Comunicação e Comunicação e Linguagem dos 1º ciclos de estudo, Comunicação e Mediação do mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. Coordenadora da secção de Ciências da Comunicação e Presidente do Conselho Pedagógico. Membro da direção ICML, Instituto de Comunicação e Media de Lisboa, e Investigadora doutorada integrada do Instituto de Comunicação da NOVA, da FCSH.

##submission.downloads##

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Lourenço, J., & Centeno, M. J. (2021). A cobertura jornalística do cinema: géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019. Media & Jornalismo, 21(38), 223-239. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11