Cobertura periodística del cine: géneros y discursos periodísticos en medios portugueses en 2019

géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11

Palabras clave:

Periodismo de cine, cobertura periodística, géneros periodísticos

Resumen

Dentro del alcance de la investigación doctoral, financiada por FCT, buscamos identificar y problematizar los géneros periodísticos de cobertura periodística al cine llevados a cabo por los principales medios portugueses a lo largo de 2019.

El periodismo de cine es un objeto de estudio que aún es poco explorado por las ciencias sociales y de la comunicación. Frente a un subgénero del periodismo cultural, periodismo de cine se asume como un campo informativo, crítico y reflexivo.

Este artículo busca, desde un análisis de contenido hasta las páginas impresas y online de los principales medios portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) y las páginas online de los programas Cinemax, de Antena3 e Cinebox, de TVI24, para identificar y problematizar los géneros periodísticos de cobertura cinematográfica realizados por estos organismos durante 2019.

En este sentido, buscamos analizar los géneros periodísticos utilizados, teniendo en cuenta los temas tratados, el estilo discursivo, los protagonistas o las opciones multimedia utilizadas en las páginas online.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaime Lourenço, CIES/ISCTE-IUL e Universidade Autónoma de Lisboa

Jaime Lourenço é natural de Castelo Branco e actualmente vive em Lisboa. É doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. O estudo do jornalismo de cinema é o mote da sua actual investigação. É professor assistente convidado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do ISCTE-IUL e membro do NIP-C@M, da UAL. Como jornalista, coordenou a rubrica cultural do jornal Reconquista (Navegações), trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, nos programas Agora Nós e Eurovisão 2018 – Todos a Bordo, estagiou na TVI, no programa Cinebox, foi apresentador e assistente de produção e redacção do programa E2 (RTP2), membro da 4ª edição da Academia RTP e colaborador em publicações como a revista Premiere, a revista online Metropolis ou o jornal Ensino Magazine e foi editor da secção de cinema da ESCSMagazine entre 2012 e 2015. A sua tese de mestrado, Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24, foi o primeiro trabalho académico sobre a temática em Portugal. Em 2014 publicou o seu primeiro livro Jaime Lourenço, 10 Anos em Retrospectiva, uma colectânea de artigos publicados em vários jornais e revistas.

Maria João Centeno, Escola Superior de Comunicação Social – Politécnico de Lisboa /ICNova

Doutorada e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (2011 e 1999, respetivamente) e licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (1994). Professora coordenadora e investigadora da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 1995, onde leciona as unidades curriculares de Teorias da Comunicação e Comunicação e Linguagem dos 1º ciclos de estudo, Comunicação e Mediação do mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. Coordenadora da secção de Ciências da Comunicação e Presidente do Conselho Pedagógico. Membro da direção ICML, Instituto de Comunicação e Media de Lisboa, e Investigadora doutorada integrada do Instituto de Comunicação da NOVA, da FCSH.

Publicado

2021-04-20

Cómo citar

Lourenço, J., & Centeno, M. J. (2021). Cobertura periodística del cine: géneros y discursos periodísticos en medios portugueses en 2019: géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019. Media & Jornalismo, 21(38), 223-239. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11