A cobertura jornalística do cinema
géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11Palavras-chave:
Jornalismo de Cinema, Cobertura Jornalística, Géneros JornalísticosResumo
No âmbito da investigação de doutoramento, financiada pela FCT, procuramos identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura jornalística ao cinema realizada pelos principais media portugueses ao longo do ano de 2019.
O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e reflexivo.
O presente artigo procura, a partir de uma análise de conteúdo às páginas impressas e online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) e das páginas online dos programas Cinemax, da Antena3 e Cinebox, da TVI24, identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura ao cinema realizada por estes órgãos durante o ano de 2019. Neste sentido, procuramos analisar os géneros jornalísticos utilizados, tendo em conta os temas abordados, o estilo discursivo, os protagonistas ou as opções multimédia utilizadas nas páginas online.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Media & Jornalismo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.