The journalistic coverage of cinema

journalistic genres and discourses in portuguese media in 2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11

Keywords:

Film Journalism, Journalistic Coverage, Journalistic Genres

Abstract

In the scope of the doctorate investigation, funded by the FCT, we seek to identify and problematize the journalistic genres of the journalistic coverage of cinema made by the main portuguese media over the year of 2019.

Film Journalism constitutes a study object still very much unexplored by the social and communication sciences. Viewed as a subgenre of cultural journalism, Film Journalism is assumed as a field of informative, critical and reflective sense.

This article seeks, from a content analysis  to the printed and online pages of the main portuguese newspapers (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) and the online pages of the Cinemax, from Antena3 e Cinebox, from TVI24 programmes, to identify and problematize the journalistic genres of the film coverage performed by these media during the year 2019. In this sense, we seek to analize the used journalistic genres, with respect to the approached themes, the discursive style, the protagonists or the multimedia options used in the onlinepages.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaime Lourenço, CIES/ISCTE-IUL e Universidade Autónoma de Lisboa

Jaime Lourenço é natural de Castelo Branco e actualmente vive em Lisboa. É doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. O estudo do jornalismo de cinema é o mote da sua actual investigação. É professor assistente convidado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do ISCTE-IUL e membro do NIP-C@M, da UAL. Como jornalista, coordenou a rubrica cultural do jornal Reconquista (Navegações), trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, nos programas Agora Nós e Eurovisão 2018 – Todos a Bordo, estagiou na TVI, no programa Cinebox, foi apresentador e assistente de produção e redacção do programa E2 (RTP2), membro da 4ª edição da Academia RTP e colaborador em publicações como a revista Premiere, a revista online Metropolis ou o jornal Ensino Magazine e foi editor da secção de cinema da ESCSMagazine entre 2012 e 2015. A sua tese de mestrado, Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24, foi o primeiro trabalho académico sobre a temática em Portugal. Em 2014 publicou o seu primeiro livro Jaime Lourenço, 10 Anos em Retrospectiva, uma colectânea de artigos publicados em vários jornais e revistas.

Maria João Centeno, Escola Superior de Comunicação Social – Politécnico de Lisboa /ICNova

Doutorada e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (2011 e 1999, respetivamente) e licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (1994). Professora coordenadora e investigadora da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 1995, onde leciona as unidades curriculares de Teorias da Comunicação e Comunicação e Linguagem dos 1º ciclos de estudo, Comunicação e Mediação do mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. Coordenadora da secção de Ciências da Comunicação e Presidente do Conselho Pedagógico. Membro da direção ICML, Instituto de Comunicação e Media de Lisboa, e Investigadora doutorada integrada do Instituto de Comunicação da NOVA, da FCSH.

Published

2021-04-20

How to Cite

Lourenço, J., & Centeno, M. J. (2021). The journalistic coverage of cinema: journalistic genres and discourses in portuguese media in 2019. Media & Jornalismo, 21(38), 223-239. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11