Integração de Fatores Económicos, Socioculturais e Digitais num Modelo Baseado em Atributos para o Desenvolvimento da Indústria Hoteleira

Autores

  • Yuliia Zemlina Kyiv Professional College of Tourism and Hospitality Management; Kyiv National University of Culture and Arts,
  • Sergii Neilenko Education Research Institute of Continuing Education, National University of Life and Environmental Sciences of Ukraine, Kyiv
  • Olha Danylenko Kyiv National University of Culture and Arts, Kyiv
  • Liubov Chukhrai Kyiv National University of Culture and Arts, Kyiv
  • Olena Pliuta Kyiv National University of Culture and Arts, Kyiv
  • Anna Maksymenko Private Higher Educational Establishment “Kyiv University of Culture”, Kyiv

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-203X_60_7

Palavras-chave:

Hospitality industry, Management strategies, Attributive model, Digital technologies, Innovation, Sustainability

Resumo

A indústria da hospitalidade é moldada pela globalização, pela concorrência e pelo contexto pós-COVID-19, exigindo novas prioridades na gestão estratégica. Este estudo analisa como os factores económicos, socioculturais e digitais podem ser integrados num modelo baseado em atributos para o desenvolvimento sustentável. Através de uma abordagem sistemática e comparativa, foram identificados seis contextos de sustentabilidade: sociocultural, económico, ambiental, institucional, tecnológico e regional. O modelo oferece uma estrutura interdisciplinar para estratégias adaptativas, permitindo tanto uma gestão empresarial direccionada como um apoio governamental eficaz. A sua aplicação contribui para optimizar as operações empresariais, enfrentar desafios globais e promover uma indústria da hospitalidade competitiva e resiliente, adaptada às especificidades regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2025-12-16