Integração de Fatores Económicos, Socioculturais e Digitais num Modelo Baseado em Atributos para o Desenvolvimento da Indústria Hoteleira
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-203X_60_7Palavras-chave:
Hospitality industry, Management strategies, Attributive model, Digital technologies, Innovation, SustainabilityResumo
A indústria da hospitalidade é moldada pela globalização, pela concorrência e pelo contexto pós-COVID-19, exigindo novas prioridades na gestão estratégica. Este estudo analisa como os factores económicos, socioculturais e digitais podem ser integrados num modelo baseado em atributos para o desenvolvimento sustentável. Através de uma abordagem sistemática e comparativa, foram identificados seis contextos de sustentabilidade: sociocultural, económico, ambiental, institucional, tecnológico e regional. O modelo oferece uma estrutura interdisciplinar para estratégias adaptativas, permitindo tanto uma gestão empresarial direccionada como um apoio governamental eficaz. A sua aplicação contribui para optimizar as operações empresariais, enfrentar desafios globais e promover uma indústria da hospitalidade competitiva e resiliente, adaptada às especificidades regionais.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.






