Terapia focada na compaixão online para a perturbação de ansiedade social na adolescência (CFT@TeenSAD)
Dados preliminares de eficácia ao longo do tratamento
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-2_4Palavras-chave:
Terapia focada na Compaixão, Perturbação de ansiedade social, Adolescência, Mudança terapêuticaResumo
Este trabalho investigou a eficácia da Terapia Focada na Compaixão (TFC) nos sintomas da perturbação de ansiedade social (PAS) na adolescência, com base em dados recolhidos ao longo da intervenção. A TFC contribuiu para o bem-estar psicológico em várias populações, mas é escassa a evidência sobre a sua eficácia no tratamento da PAS em adolescentes. Vinte e um adolescentes (57.1% raparigas; 15-18 anos) com PAS receberam tratamento online. A intervenção CFT@TeenSAD foi organizada em quatro módulos sequenciais: A mente de acordo com a TFC, Promoção do eu-compassivo e de competências para uma mente compassiva, Prática de comportamento compassivo, Últimas notas e continuar numa viagem compassiva. Antes de cada sessão, os adolescentes reportaram mudança percebida na gravidade dos sintomas e os clínicos fizeram essa avaliação no final de cada sessão. Tanto os adolescentes (F (1.540) = 32.271, p<0.0005, ηp2 = 0.63) como os clínicos (F (1.528) = 24.783, p< 0.0005, ηp2= 0.57) relataram melhoria continuada ao longo do tratamento, com mudança significativa ao longo dos quatro módulos. As trajetórias de mudança foram semelhantes para rapazes e raparigas. A TFC surge como uma abordagem promissora na PAS em adolescentes, contribuindo para a diminuição contínua da gravidade dos sintomas.
Downloads
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Diana Vieira Figueiredo, Ana Ganho-Ávila, Rita Ramos Miguel, Marlene Paulo, Luiza Nobre-Lima, Maria do Céu Salvador, Daniel Rijo, Paula Emanuel Rocha Vagos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.