Validação das emoções na infância: vergonha, ansiedade e sintomatologia depressiva
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_21Palavras-chave:
Infância, Emoções, Validação emocional, Vergonha, PsicopatologiaResumo
As emoções são cruciais na compreensão do funcionamento psicológico. Os estudos realizados acerca da forma como as emoções assumem um papel preponderante na vida dos indivíduos, tendo por base as vivências relacionais com as figuras parentais na infância, dizem respeito maioritariamente às memórias daquele período, recordadas e evocadas por indivíduos na vida adulta. Com o objectivo de estudar in loco a forma como as emoções influenciam a vida dos indivíduos desde muito cedo (ainda durante a infância), realizou-se um conjunto de estudos numa amostra constituída por 188 crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Os resultados obtidos demonstram que mães percepcionadas como desaprovadoras das emoções dos filhos desencadeiam nas suas crianças sentimentos de vergonha, sendo que o desenvolvimento desta emoção parece contribuir significativamente para a presença de índices psicopatológicos, mais concretamente para a presença de sintomas depressivos e ansiosos.Downloads
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Publicado
2010-06-01
Como Citar
Lourenço, S., Palmeira, L., Dinis, A., & Gouveia, J. P. (2010). Validação das emoções na infância: vergonha, ansiedade e sintomatologia depressiva. Psychologica, (52-II), p. 499-525. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_21
Edição
Secção
Artigos
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