Validação das emoções na infância: vergonha, ansiedade e sintomatologia depressiva

Autores

  • Sara Lourenço Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental
  • Lara Palmeira Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental
  • Alexandra Dinis Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental
  • José Pinto Gouveia Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_21

Palavras-chave:

Infância, Emoções, Validação emocional, Vergonha, Psicopatologia

Resumo

As emoções são cruciais na compreensão do funcionamento psicológico. Os estudos realizados acerca da forma como as emoções assumem um papel preponderante na vida dos indivíduos, tendo por base as vivências relacionais com as figuras parentais na infância, dizem respeito maioritariamente às memórias daquele período, recordadas e evocadas por indivíduos na vida adulta. Com o objectivo de estudar in loco a forma como as emoções influenciam a vida dos indivíduos desde muito cedo (ainda durante a infância), realizou-se um conjunto de estudos numa amostra constituída por 188 crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Os resultados obtidos demonstram que mães percepcionadas como desaprovadoras das emoções dos filhos desencadeiam nas suas crianças sentimentos de vergonha, sendo que o desenvolvimento desta emoção parece contribuir significativamente para a presença de índices psicopatológicos, mais concretamente para a presença de sintomas depressivos e ansiosos.

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

Lourenço, S., Palmeira, L., Dinis, A., & Gouveia, J. P. (2010). Validação das emoções na infância: vergonha, ansiedade e sintomatologia depressiva. Psychologica, (52-II), p. 499-525. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_21

Edição

Secção

Artigos

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