Algumas inserções líricas no D. Duardos Segundo
Poemas de Camões e Soropita publicados em 1587
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_15_14Palavras-chave:
D. Duardos Segundo., Livros de cavalarias portugueses, Camões, SoropitaResumo
Este trabalho versa sobre duas composições poéticas inseridas no D. Duardos Segundo, livro de cavalarias de Diogo Fernandes cuja primeira edição é de 1587: uma ode de Camões (“Já a calma nos deixou”) e um poema de Fernão Rodrigues Lobo, conhecido como Soropita (“A Casa da Lembrança”). Além de serem anteriores à edição da obra de seus autores, as versões dessas peças contidas no D. Duardos Segundo trazem numerosas variantes que importa analisar. Por isso, a partir da transcrição das duas composições de acordo com a lição apresentada no livro de 1587, o objetivo do presente estudo é realizar o cotejo dos textos com a versão consagrada por sua tradição posterior. As conclusões apontam para a relevância das versões presentes no D. Duardos Segundo, que ajudam a esclarecer passagens duvidosas e permitem levantar novas hipóteses sobre a transmissão dos dois poemas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista de Estudos Literários

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.