Alexandre Pinheiro Torres, Um Professor Completo
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_15_19Palavras-chave:
cartas, escritores, literatura, Portugal, memóriaResumo
Este estudo foca-se em Alexandre Pinheiro Torres, um académico e escritor português que conviveu com os principais escritores do seu tempo e com eles se correspondeu. O artigo explora a sua vasta correspondência, agora na Biblioteca Nacional de Portugal, com figuras como Jorge de Sena, José Cardoso Pires e Eduardo Lourenço. Estas cartas nunca publicadas revelam as suas cumplicidades, as polémicas literárias, como a célebre contenda com Vergílio Ferreira sobre Rumor Branco, e as dificuldades do exílio. Através da análise destas trocas epistolares inéditas, mostra-se o que foi um escritor completo, que viveu intensamente para a literatura, debatendo-se com o meio literário português e valorizando profundamente o reconhecimento dos seus pares.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista de Estudos Literários

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.