ESTUDOS PORTUGUESES E LUSÓFONOS: O VALOR MATRICIAL NO PAÍS E ESTRATÉGICO NO MUNDO (REFLEXÕES SOBRE A CRISE)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_1_12Palavras-chave:
Lusofonia, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Literários AfricanosResumo
As Humanidades estão a ser ameaçadas de forma dramática pelas abordagens economicistas à Universidade. Defende-se o reconhecimento do espaço lusófono como campo estratégico da identidade nacional e vínculo internacional a países ligados historicamente a Portugal. Tornou-se necessário redefinir esta área, dada a sua conotação patriótica, simultaneamente através da defesa da língua portuguesa e das denominadas culturas lusófonas, e através da defesa da intervenção e participação dos professores. Avança-se uma inovação teórica e prática: devem os textos literários traduzidos de outras línguas ser considerados lusófonos e, nesse sentido, ser integrados em todos os sectores e níveis de ensino do mundo lusófono, permitindo a difusão dessas atividades. Por outro lado, é igualmente necessário forjar novas práticas de ensino, tais como, por exemplo, a transformação da transmissão de conteúdos científicos numa abordagem que una o fazer e o pensar a literatura e cultura enquanto práticas e reflexões interligadas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2011 José Luís Pires Laranjeira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.