PÓS-COLONIALISMO E PÓS-MODERNISMO EM CONTEXTO PRÉ-MODERNO E MODERNO – O LOCAL E O NACIONAL NAS LITERATURAS DOS CINCO E AS ILUSÕES DA LITERATURA-MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_5_1Palavras-chave:
literatura-mundo, literaturas africanas de língua portuguesa, pós-modernidadeResumo
As literaturas africanas de língua portuguesa, emergentes, são modernas, mesmo quando usam alguns processos pós-modernos ou referenciam hábitos pré-modernos. Partem de uma base localizada, castiça e realista, para afirmarem uma identidade nacional descolonizada. Somente com raras exceções – e após as independências – se inscrevem num cosmopolitismo que desmerece o enraizamento localista e nacional, mas dificilmente optam por aderir a uma estratégia de literatura-mundo, na sua vertente transnacional e pós-moderna, isto é, globalizada.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Pires Laranjeira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.