A DISCIPLINARIZAÇÃO DA LITERATURA ANGOLANA: HISTÓRIA, CÂNONES, DISCURSOS LEGITIMADORES E ESTATUTO DISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_5_2Palavras-chave:
Literatura Angolana, Disciplinarização, cânone literário, discurso legitimador, estatuto epistemológico, angolanidade literáriaResumo
O processo de disciplinarização da Literatura Angolana é aqui abordado no quadro analítico de uma história disciplinar que, partindo da situação colonial, destaca a agência das elites nativas angolanas e sua reações contra o cânone literário colonial português e, consequentemente, a produção de contra-cânones e contra-literaturas através de um discurso coerente que configura a formação de uma modernidade alternativa. Semelhante exercício convoca o conceito de angolanidade arquitópica numa dialética de discursos legitimadores que o opõe ao conceito de crioulidade. Deste modo, reconhece-se a Literatura angolana enquanto objecto de um conhecimento proposicional de que deriva, por um lado, o seu estatuto epistemológico, escolar e académico, por outro lado, os fundamentos do cânone literário angolano. Portanto, faz-se a advocacia de uma legitimação da crítica aos modelos dominantes de ensino e investigação da Literatura Angolana, entendida esta numa perspetiva holística, compreendendo a institucionalidade das literaturas orais em línguas nacionais.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Luís Kandjimbo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.