INSUBMISSÃO CRIATIVA – UMA LEITURA DO LIVRO A ESCOLA DE DOMINGAS SAMY

Autores

  • Majda Bojic Universidade de Zagreb

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-847X_5_10

Palavras-chave:

A escola, Domingas Samy, resistência, representação, estereótipos, feminismo

Resumo

A ideia que subjaz a este nosso trabalho surgiu como fruto do interesse da teoria e da crítica feministas pelas perspetivas das mulheres silenciadas, oprimidas e marginalizadas – interesse que abrange também o estudo da articulação discursiva da sua opressão e das estratégias de resistência feminina. É nesse âmbito reflexivo que se insere o propósito da nossa análise da obra de Domingas Samy, a partir da qual se procura fazer um estudo da articulação literária de destinos femininos, da subordinação e da resistência feminina. Pretendemos ainda destacar os aspetos de problematização textual concentrada em torno do mundo feminino, com ênfase para os mecanismos discursivos essencialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2015-07-31