INSUBMISSÃO CRIATIVA – UMA LEITURA DO LIVRO A ESCOLA DE DOMINGAS SAMY
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_5_10Palavras-chave:
A escola, Domingas Samy, resistência, representação, estereótipos, feminismoResumo
A ideia que subjaz a este nosso trabalho surgiu como fruto do interesse da teoria e da crítica feministas pelas perspetivas das mulheres silenciadas, oprimidas e marginalizadas – interesse que abrange também o estudo da articulação discursiva da sua opressão e das estratégias de resistência feminina. É nesse âmbito reflexivo que se insere o propósito da nossa análise da obra de Domingas Samy, a partir da qual se procura fazer um estudo da articulação literária de destinos femininos, da subordinação e da resistência feminina. Pretendemos ainda destacar os aspetos de problematização textual concentrada em torno do mundo feminino, com ênfase para os mecanismos discursivos essencialistas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Majda Bojic
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.