Personagens no jornalismo digital português: um estudo de caso

Autores

  • Inês Fonseca Marques Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-847X_10_27

Palavras-chave:

personagem jornalística, reportagem, jornalismo digital

Resumo

Este artigo resulta do estudo de caso levado a cabo na dissertação A Construção da Personagem nas Narrativas do Jornalismo Digital (Marques, 2016), cujo grande objetivo foi explicitar os mecanismos de figuração de personagens em narrativas jornalísticas digitais, bem como perceber o funcionamento da narrativa jornalística no mundo digital e o potencial desse ambiente para o processo de figuração de personagens. Num primeiro momento, apresenta-se um breve enquadramento teórico sobre personagem jornalística para, de seguida, se apresentarem os resultados da análise empírica a três séries de reportagens construídas por três órgãos de comunicação social portugueses – o Público, o Expresso e a Rádio Renascença. Através dessa análise, concluiu-se que, essencialmente, o jornalismo constrói quatro tipos de personagem, que desempenham diferentes funções: humanização, autoridade, caraterização de personagem e caraterização de realidade. Assim, é objetivo principal deste artigo identifi- car as caraterísticas de cada tipo de personagem.

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Publicado

2020-09-28