Condições de Significação da Obra de Arte
uma leitura de Xavier Rubert de Ventós
DOI:
https://doi.org/10.14195/0872-0851_67_4Palabras clave:
Arte, criatividade, código, intersubjetividade, sensibilidade, significaçãoResumen
O propósito deste estudo é o de questionar a condição necessária e suficiente da significação da obra de arte, segundo o pensamento do filósofo contemporâneo Xavier Rubert de Ventós (1939-2023). Verificamos que, além do código de significação, os critérios de criatividade, inovação e sensibilidade são preponderantes nesta busca por uma definição objetiva. Para este pensador, será suficiente, ou necessário, explicar a obra de arte segundo parâmetros objetivos? Ou será, precisamente, a superação destas normas que carateriza a experiência estética? Rubert de Ventós propõe-nos um modelo fenomenológico, no qual é na intersubjetividade que reside a sua resposta essencial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Filosófica de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Antropologia Portuguesa journal.