Robert Burton on the Society of Jesus and Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.14195/0872-0851_59_1Palavras-chave:
Melancolia, Robert Burton, Conimbricenses, Terapia, OrganizaçãoResumo
O presente artigo explora a attitude ambígua de Robert Burton face aos Jesuítas, centrando-se na sua leitura dos Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Iesu. Após uma contextualização da sua detecção da Companhia de Jesus nas peças teatrais de Burton, passo em revista as referências do académico à articulação da melancholia nos manuais do curso conimbricense ao longo da Anatomia da Melancolia. Por forma a identificar e compreender as especificidades da sua leitura, pautada por adaptações selectivas e imprecisões, empreenderei uma apresentação da doutrina dos temperamentos dos Conimbricenses. Sustento que, apesar da sua riqueza, da qual os ecos na obra de Burton dão testemunho esmaecido, a abordagem de De Góis permaneceu como um episódio obliterado na história médica e intelectual da melancolia. Este percurso permitirá uma compreensão das perspectivas terapêutica e organizacional subjacentes ao (e complementares do) ensino conimbricense. Trata-se, como se tornará evidente, de valências e aplicações dos Commentarii que Burton ignora. Ironicamente, uma parte significativa do seu conhecimento das terras distantes, as suas viagens por “mapa e carta” e as suas perspectivas socioeconómicas sobre a China, aspectos centrais da transição de uma observação da melancolia para uma observação melancólica, bem patente no recurso à sátira e à utopia como vias terapêuticas, está consideravelmente dependente da articulação entre as capacidade formativa e a organização das missões jesuíticas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Filosófica de Coimbra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.