Sobre a Revista

Revista de História da Sociedade e da Cultura, fundada em 2001, tem periodicidade semestral (a partir de 2022), e publica artigos de investigação na área da História, sujeitos a avaliação prévia por especialistas externos. Inclui uma secção com noticiário de actividades científicas e outra destinada a recensões críticas de livros. Aceita artigos submetidos por qualquer investigadora/or.

Revista de História da Sociedade e da Cultura visa estimular o diálogo científico entre a comunidade historiográfica internacional

A Revista está referenciada e indexada nos seguintes catálogos internacionais: Web of Science, Scopus, Dialnet, DOAJ (Directory of Open Access Journals), ERIHPlus (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences), Latindex (México) e SciELO. 

Processo de Revisão por Pares

Os artigos propostos para publicação serão sujeitos a uma primeira fase de apreciação pela Direção e Conselho Editorial. Aqueles que se considerar terem potencial científico e interesse para a Revista de História da Sociedade e da Cultura serão, posteriormente, avaliados por especialistas externos, em processo dirigido pelo Editor, Direcção e Conselho Editorial.

Será auscultado um terceiro revisor sempre que os pareceres dos dois primeiros revisores não forem concordantes.

Em face dos pareceres dos revisores, o Conselho Editorial e o Editor da Revista podem solicitar às/aos autoras/es a reformulação do texto.

Só serão aceites os artigos que obtenham parecer inequívoco por parte de dois avaliadores externos de que devem ser publicados.

Política de Acesso Livre

Esta revista tem uma política de ciência aberta, pelo que oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista de História da Sociedade e da Cultura não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.