• Call for Papers – Chamada para a publicação de artigos para o n.º 20 (2020) da Revista de História da Sociedade e da Cultura

    2019-04-01

    A Revista de História da Sociedade e da Cultura, publicação de periodicidade anual do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, está a receber propostas de artigos, notícias e recensões críticas para o número 20 (2020). O prazo final para submissões é o dia 30 de novembro de 2019. As propostas poderão ser remetidas em português, espanhol, italiano, francês e inglês.

    Os textos a submeter deverão obrigatoriamente ser originais, ter rigor científico e cumprir escrupulosamente com as normas redatoriais da Revista publicadas em linha (http://chsc.uc.pt/publicacoes/revista-de-historia-da-sociedade-e-da-cultura/normas-de-edicao/). Depois de aceites pelo Conselho Editorial, os textos serão submetidos a um processo de avaliação científica externa em regime de anonimato (double peer-review) por especialistas das respetivas áreas. Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas serão comunicadas aos autores.

    De acordo com o seu Estatuto Editorial (http://chsc.uc.pt/publicacoes/revista-de-historia-da-sociedade-e-da-cultura), a RHSC dedica-se à publicação de trabalhos de investigação inéditos de natureza histórica, sobre diferentes cronologias e temáticas, nacionais e internacionais. Este volume conterá adicionalmente um caderno temático, intitulado ‘História das Universidades’, cuja chamada de artigos poderá ser consultada infra, nesta página.

    A RHSC encontra-se indexada na PORBASE bem como nas seguintes plataformas internacionais: Scopus, Web of Science (nas categorias de Arts & Humaties Citation Index e Current Contents – Arts & Humanities), IBZ (Alemanha), Dialnet plus (Espanha), ERIH PLUS (Noruega) e Latindex (México).

     

    NOTA IMPORTANTE

    Atuando em linha com as diretivas internacionais que estabelecem os princípios de ciência aberta e de modernização editorial, a gestão editorial da Revista de História da Sociedade e da Cultura passará a efetuar-se através da plataforma OJS (Open Journal System), à semelhança do que já acontece com vários outros periódicos editados pela Universidade de Coimbra. Por essa razão, todo o processo editorial, incluindo a submissão de artigos, a arbitragem científica e a comunicação das decisões, irá processar-se através da plataforma, requerendo o registo dos vários intervenientes no sistema (autores e revisores científicos), assim se substituindo o anterior procedimento de submissão, via endereço eletrónico.

    O registo e a submissão online poderão ser feitos pelos interessados através do seguinte endereço: http://impactum-journals.uc.pt/rhsc/submission/wizard

     

    Call for Papers para Caderno Temático – Chamada para a publicação de artigos a publicar no caderno temático ‘História das Universidades’, do n.º 20 da Revista de História da Sociedade e da Cultura

    A História das Universidades constituiu-se, ao longo das últimas décadas, em contexto europeu e português, como um importante campo de estudos no interior da história cultural e das mentalidades, ramificando em múltiplas direções e vários campos historiográficos. Em Portugal, onde foi fundado um estudo geral, por iniciativa régia, súplica eclesiástica e sanção apostólica, no final do século XIII – coincidindo com uma fase muito precoce do nascimento das universidades europeias, logo após à primeira vaga fundacional, liderada por Paris e Bolonha –, esse filão historiográfico não foi ignorado, tendo sido objeto de sucessivas revisitações, ao longo dos anos.

    Ainda nos finais do século XIX, Teófilo Braga produziu uma vasta síntese da vida da universidade portuguesa, focada sobretudo nas incidências políticas e administrativas da instituição. O interesse pelo tema foi retomado com evidente entusiasmo várias décadas mais tarde (entre os anos 60 e 80 do século passado), sob a forma de vários estudos exploratórios, em grande medida ligados aos fenómenos da circulação académica, que, por sua vez, foram acompanhados por um significativo esforço de edição documental, que redundou na publicação do Chartularium Universitatis Portugalensis e do Auctarium Chartulari Universitatis Portugalensis.

    Por sua vez, os últimos anos do século XX revelaram um interesse pelas investigações multidisciplinares, enfatizando a complementaridade de visões e a multiplicação dos ângulos de aproximação ao fenómeno, na base de uma importante obra coletiva sobre a universidade portuguesa nos períodos medieval e moderno, intitulada A História da Universidade em Portugal, que serviu para testar na realidade portuguesa abordagens ensaiadas com apreciável sucesso no espaço europeu. Mais recentemente, têm sido sobretudo valorizadas as perspetivas culturais, sociológicas e económicas na abordagem ao tema, materializadas em teses, obras coletivas e em projetos de investigação financiados, individuais e coletivos.

    Considerando este quadro geral de grande vitalidade do tópico da História das Universidades, a Direção da Revista de História da Sociedade e da Cultura entendeu ser oportuno incluir no número de 2020 um dossier temático, capaz de enriquecer com novas contribuições o atual debate historiográfico.

    Nesse sentido, serão consideradas propostas de publicação de artigos que atendam aos seguintes tópicos (ou a outros com eles conexos), para uma ampla cronologia, da Idade Média à Época Contemporânea, com incidência nacional ou internacional:

    • Admissão de estudantes;
    • Concessão de graus e diplomas;
    • Formação e ensino;
    • Manuais de ensino e materiais pedagógicos;
    • Gestão e finanças universitárias;
    • Mobilidade e circulação;
    • Relações das universidades com as autoridades;
    • Relações interuniversitárias;
    • Quotidiano e vida estudantil;
    • Universidade e género;
    • Liturgias e rituais académicos;
    • Percursos e trajetos profissionais de graduados.

    DATA RELEVANTE

    Prazo de submissão de artigos: 30 de novembro de 2019

    COORDENADOR DO VOLUME

    Armando Norte

    Bolseiro de Pós-Doutoramento

    Investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura

    Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa

    Contacto: armandonorte@gmail.com

    CV disponível em https://www.cienciavitae.pt/portal/E710-E018-5DB5

    ##common.readMoreWithTitle##