• Call for Papers – Chamada para a publicação de artigos para o n.º 21 da Revista de História da Sociedade e da Cultura

    2020-07-07

    Revista de História da Sociedade e da Cultura, publicação de periodicidade anual do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, está a receber propostas de artigos, notícias e recensões críticas para o número 21 (2021). O prazo final para submissões é o dia 15 de janeiro de 2021. As propostas poderão ser remetidas em português, espanhol, italiano, francês e inglês.

    Os textos a submeter deverão obrigatoriamente ser originais, ter rigor científico e cumprir escrupulosamente com as normas redatoriais da Revista publicadas em linha (http://chsc.uc.pt/publicacoes/revista-de-historia-da-sociedade-e-da-cultura/normas-de-edicao/). Depois de aceites pelo Conselho Editorial, os textos serão submetidos a um processo de avaliação científica externa em regime de anonimato (double peer-review) por especialistas das respetivas áreas. Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas serão comunicadas aos autores.

    De acordo com o seu Estatuto Editorial (http://chsc.uc.pt/publicacoes/revista-de-historia-da-sociedade-e-da-cultura), a RHSC dedica-se à publicação de trabalhos de investigação inéditos de natureza histórica, sobre diferentes cronologias e temáticas, nacionais e internacionais. Este volume conterá adicionalmente um caderno temático, intitulado ‘História Empresarial’, cuja chamada de artigos poderá ser consultada infra, nesta página.

    RHSC encontra-se indexada na PORBASE bem como nas seguintes plataformas internacionais: Scopus, Web of Science (nas categorias de Arts & Humaties Citation Index e Current Contents – Arts & Humanities), IBZ (Alemanha), Dialnet plus (Espanha), ERIH PLUS (Noruega) e Latindex (México).

    Revista de História da Sociedade e da Cultura está integrada na plataforma ReviewerCredits. 

    NOTA IMPORTANTE

    Atuando em linha com as diretivas internacionais que estabelecem os princípios de ciência aberta e de modernização editorial, a gestão editorial da Revista de História da Sociedade e da Cultura passará a efetuar-se através da plataforma OJS (Open Journal System), à semelhança do que já acontece com vários outros periódicos editados pela Universidade de Coimbra. Por essa razão, todo o processo editorial, incluindo a submissão de artigos, a arbitragem científica e a comunicação das decisões, irá processar-se através da plataforma, requerendo o registo dos vários intervenientes no sistema (autores e revisores científicos), assim se substituindo o anterior procedimento de submissão, via endereço eletrónico.

    O registo e a submissão online poderão ser feitos pelos interessados através do seguinte endereço: http://impactum-journals.uc.pt/rhsc/submission/wizard

     

    Call for Papers para Caderno Temático – Chamada para a publicação de artigos no caderno temático ‘História Empresarial’ do n.º 21 da Revista de História da Sociedade e da Cultura

    Dotada de uma hibridez provinda do contributo transdisciplinar – em que participam, entre outras, as ciências históricas, a economia, a sociologia, a gestão e a engenharia –, a história empresarial tem vindo, paulatinamente, a afirmar-se como disciplina autonomizada da história económica. Para além do objetivo, inerente a qualquer labor de índole histórica, de compreender o comportamento da realidade empresa – no todo ou em partes – em tempos pretéritos, as valências da história empresarial passam, na atualidade, por uma aplicabilidade concreta de se constituir num elemento definidor e transmissor da identidade e da cultura de uma empresa em específico, sendo, de igual modo, utilizada, em termos prospetivos, como instrumento de gestão estratégica.

    Para o presente número da Revista de História da Sociedade e da Cultura almeja-se a receção de novos contributos e o fomento do debate historiográfico em torno da história empresarial feita em Portugal e no estrangeiro. Segue-se uma listagem de temáticas que, entre outras, deverão ser abordadas nos artigos a apresentar.

    • Monografias e prosopografias de empresas
    • A “mão visível”: biografia e prosopografia de empresários/gestores; empreendedorismo e género
    • Génese e desenvolvimento do tecido empresarial em determinado território
    • Empresas e interações com o poder político: enquadramento legal, incentivos e condicionamentos
    • Corporativismo empresarial: associações e confederações patronais
    • Recursos humanos: formação e especialização, nível de vida, associativismo, sindicalismo e reivindicações
    • Espaços e equipamentos industriais/empresariais: renovação, adaptação e inovação tecnológicas
    • Produto final: génese, evolução, inovação, metamorfose(s) e divulgação
    • Modelos de gestão, estratégias de mercado e concorrência
    • Cultura de empresa, códigos de conduta, ética e responsabilidade social
    • Património industrial/empresarial: salvaguarda, investigação, musealização e divulgação
    • História empresarial: teoria, fontes e arquivos, historiografia e deontologia

    DATA RELEVANTE

    Prazo de submissão de artigos: 15 de janeiro de 2021

     

    COORDENADOR DO VOLUME

    Duarte Manuel Freitas

    Professor Auxiliar do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa

    Investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura/UC

    Investigador do Centro de Investigação em Ciências Históricas/UAL

    Investigador do Centro de Estudos de História Empresarial/UAL

    Contacto: duartemanuelfreitas@gmail.com

    CV disponível em https://www.cienciavitae.pt/3A19-2C1F-7FCD

    Ler mais sobre Call for Papers – Chamada para a publicação de artigos para o n.º 21 da Revista de História da Sociedade e da Cultura