Boundaries and Connections. Producing, organizing and sharing knowledge on medieval Iberian art
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_23-1_10Palavras-chave:
Medieval Art Historiography, Methodology, Iberian Peninsula, Boundaries, ConnectionsResumo
Em que medida e como os mundos reais e virtuais de hoje, cada vez mais interconectados e porosos, condicionam e até determinam a investigação em História da Arte? Vários historiadores da arte já apontaram que, à medida que o mundo se torna hiperconectado, a disciplina está mudando seu foco de questões locais e nacionais para questões globais ou mundiais. Este artigo tem como objetivo analisar essa mudança na historiografia da arte medieval na Península Ibérica. Argumento que a investigação está de fato sendo transformada pela remoção ou pelo cruzamento de fronteiras físicas, epistêmicas e virtuais, bem como pelo aumento do interesse pela conectividade. Além disso, proponho cruzar ou remover fronteiras rígidas ainda existentes, construir limites epistêmicos mais flexíveis e fluidos e estabelecer conexões adicionais em vários níveis.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista de História da Sociedade e da Cultura

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.