Boundaries and Connections. Producing, organizing and sharing knowledge on medieval Iberian art

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1645-2259_23-1_10

Palavras-chave:

Medieval Art Historiography, Methodology, Iberian Peninsula, Boundaries, Connections

Resumo

Em que medida e como os mundos reais e virtuais de hoje, cada vez mais interconectados e porosos, condicionam e até determinam a investigação em História da Arte? Vários historiadores da arte já apontaram que, à medida que o mundo se torna hiperconectado, a disciplina está mudando seu foco de questões locais e nacionais para questões globais ou mundiais. Este artigo tem como objetivo analisar essa mudança na historiografia da arte medieval na Península Ibérica. Argumento que a investigação está de fato sendo transformada pela remoção ou pelo cruzamento de fronteiras físicas, epistêmicas e virtuais, bem como pelo aumento do interesse pela conectividade. Além disso, proponho cruzar ou remover fronteiras rígidas ainda existentes, construir limites epistêmicos mais flexíveis e fluidos e estabelecer conexões adicionais em vários níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2023-06-27

Edição

Secção

Artigos