“A Vast and Beautiful Country”: Ideas of Exile, Racial Hierarchies, and Industrial Education in the Formation of the American Presbyterian Congo Mission (APCM) and the Congo Free State (CFS), 1832-1890
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_24-2_1Palavras-chave:
Congo Free State (CFS), American Presbyterian Congo Mission (APCM), Belgian Colonialism, AfricaResumo
A literatura recente destacou a estreita relação entre a Missão Americana do Congo Presbiteriano (APCM) e o Estado Colonial Belga. Apesar de uma disputa entre essas duas instituições que culminaram em um julgamento por difamação em 1909, historiadores como Ira Dworkin e Simon Mbau enfatizaram sua estreita cooperação após o processo judicial. Este artigo aumenta a literatura sobre o APCM e o imperialismo belga, destacando a retórica e a ideologia que eles compartilharam durante seus anos de formação e assim antes do julgamento. Embora houvesse diferenças importantes em suas respectivas abordagens para as sociedades africanas, ambos viram o que descreveram como "civilização" como emanando de um núcleo de elites brancas e masculinas; com a educação industrial sendo a chave para impor essa ideologia aos povos congolesa. Finalmente, o Léopold II e os primeiros aliados da APCM, a saber, Henry Shelton Sanford e John Tyler Morgan, queriam exilar aqueles que eles acreditavam desafiar seus privilégios em casa ao Congo.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista de História da Sociedade e da Cultura

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.