Para uma história global do fim dos impérios
Entrevista com Professor Martin Thomas
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_24-1_9Resumo
Professor Catedrático de História na Universidade de Exeter (Reino Unido), Martin Thomas é um dos mais importantes historiadores da sua geração, figura de destaque e amplamente reconhecida nos estudos históricos da descolonização. A sua investigação alicerça-se num quadro analítico comparativo e global, em diálogo frutuoso e informado com as ciências sociais. Tem publicado com regularidade e notória qualidade sobre muitos tópicos associados aos estudos das formações imperiais e coloniais, ao seu funcionamento, à contestação que geraram e à sua desintegração. Entre estes contam-se aspectos como as dimensões económicas, militares ou policiais, as políticas de segurança e as várias modalidades de violência colonial registadas na história dos impérios, bem como as formas variadas de extracção económica que caracterizaram o colonialismo europeu. Eis alguns exemplos de obras marcantes no campo historiográfico da sua autoria: em 2007, publicou Empires of Intelligence. Security Services and Colonial Disorder after 1914 (University of California Press); em 2012, publicou Violence and Colonial Order: Police, Workers, and Protest in the European Colonial Empires, 1918-40 (Cambridge University Press); em 2017, organizou, com Gareth Curless, Decolonization and Conflict: Colonial Comparisons and Legacies (Bloomsbury Academic) e, em 2019, com Andrew Thompson, The Oxford Handbook of the Ends of Empire (Oxford University Press). Mais recentemente, em 2023, organizou, com Gareth Curless, The Oxford Handbook of Late Colonial Insurgencies and Counter-Insurgencies (Oxford University Press). É ainda autor de uma série de artigos de reconhecida importância (para mais, veja-se: https://arch-history.exeter.ac.uk/history/profile/index.php?web_id=thomas).
No dia 22 de Novembro de 2023, a Universidade de Coimbra e o Centro de História da Sociedade e da Cultura acolheram o Professor Martin Thomas para uma concorrida sessão de apresentação da sua última obra, The End of Empires and a World Remade: A Global History of Decolonization (Princeton University Press, 2024). Inserida no seminário internacional Histórias do Presente. A formação do mundo contemporâneo, a comunicação do Professor Martin Thomas procurou sublinhar a importância de interrogar as dinâmicas da descolonização de um modo multidimensional, resistindo a vários fechamentos metodológicos e analíticos e, ainda, a formas de excepcionalismo, nacional ou não, que continuam a marcar algumas das narrativas sobre este processo histórico. Nesta entrevista procurámos desenvolver alguns dos principais argumentos elaborados pelo Professor Martin Thomas ao longo dos anos, com especial incidência na sua última obra de referência, que certamente marcará este camp de estudos de forma consequente e duradoura.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista de História da Sociedade e da Cultura
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.