Alexandre Herculano’s “A abóbada (1401)”: a parodied forgery and coarse replicas of a patriotic narrative about Batalha

Autores

  • Pedro Redol Museus e Monumentos de Portugal, Mosteiro de Santa Maria da Vitória | Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Conservação e Restauro https://orcid.org/0000-0002-1048-8092

DOI:

https://doi.org/10.14195/1645-2259_25-1_1

Palavras-chave:

Nacionalismo, Intercâmbio artístico, Transnacionalidade

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre o conto “A abóbada (1401)”, de Alexandre Herculano, com o objetivo de analisar a origem e o desenvolvimento de uma narrativa que estabeleceu debates nacionais e internacionais em torno da historiografia da arquitetura gótica portuguesa. Começa-se por escrutinar as origens e o desenvolvimento da lenda da abóbada da sala do capítulo da Batalha, ao mesmo tempo que se discute a emergência da moderna historiografia relacionada com o mosteiro. Segue-se a análise crítica do conto de Herculano. A terceira parte avalia o impacto provocado pelos pressupostos que a narrativa de Herculano teve, até recentemente, no discurso historiográfico dedicado ao mosteiro da Batalha, alternando entre as ideias de origem “nacional” e “internacional” da sua arquitetura. Por fim, o artigo discute teorias recentes que permitem ultrapassar esta dicotomia, abrindo uma nova época à história da arquitetura gótica tardia, centrada no emprego dos conceitos de intercâmbio e transnacionalidade artística.

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Publicado

2025-06-28

Edição

Secção

Caderno Temático