Alexandre Herculano’s “A abóbada (1401)”: a parodied forgery and coarse replicas of a patriotic narrative about Batalha
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_25-1_1Palavras-chave:
Nacionalismo, Intercâmbio artístico, TransnacionalidadeResumo
O presente artigo debruça-se sobre o conto “A abóbada (1401)”, de Alexandre Herculano, com o objetivo de analisar a origem e o desenvolvimento de uma narrativa que estabeleceu debates nacionais e internacionais em torno da historiografia da arquitetura gótica portuguesa. Começa-se por escrutinar as origens e o desenvolvimento da lenda da abóbada da sala do capítulo da Batalha, ao mesmo tempo que se discute a emergência da moderna historiografia relacionada com o mosteiro. Segue-se a análise crítica do conto de Herculano. A terceira parte avalia o impacto provocado pelos pressupostos que a narrativa de Herculano teve, até recentemente, no discurso historiográfico dedicado ao mosteiro da Batalha, alternando entre as ideias de origem “nacional” e “internacional” da sua arquitetura. Por fim, o artigo discute teorias recentes que permitem ultrapassar esta dicotomia, abrindo uma nova época à história da arquitetura gótica tardia, centrada no emprego dos conceitos de intercâmbio e transnacionalidade artística.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista de História da Sociedade e da Cultura

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.