Escola Camões, Entroncamento: um palimpsesto de arqueologia, arquitetura e memórias
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_25-1_10Palavras-chave:
Arquitectura Escolar, Património Ferroviário, Levantamento e Documentação, Salvaguarda PatrimonialResumo
A Escola Camões é um emblemático exemplo da arquitetura escolar e ferroviária portuguesa do século XX. Inaugurada em 1928 e funcionando até 2008, a escola é também um testemunho da evolução urbana, industrial e social do Entroncamento. Mantendo a função educativa ao longo de quase um século, foi-se alterando e transformando de acordo com as diferentes necessidades formativas que cumpriu, até ser abandonada, sofrendo então perdas patrimoniais significativas. Este artigo apresenta o resumo dos trabalhos de prospeção e levantamento aí realizados para documentar e preservar o património material e imaterial da escola. Utilizando metodologias de arqueologia da arquitetura e análise estratigráfica, o estudo envolveu levantamento detalhado, história oral, pesquisa biobibliográfica e análise de transformações do edifício ao longo do tempo. Os resultados destacam seis fases-chave na história da escola, desde a sua construção até ao período de abandono, revelando as alterações estruturais e funcionais que ocorreram em cada uma, contribuindo para a compreensão do impacto do tempo e das mudanças sociais neste património.
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