Linha de Cascais: muito mais do que uma via-férrea turística, um estímulo à concentração populacional na faixa costeira por ela servida (1911-1944)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_13_16Palavras-chave:
História Contemporânea, História Urbana, Linha de Cascais, Suburbanização, TurismoResumo
A linha de Cascais, construída no final do século XIX e tendo, inicialmente, um fito turístico, de veraneio e prática de banhos, acabou por se revelar uma via-férrea que promoveu a concentração de população de facto no espaço suburbano e rural por ela servido, nomeadamente, entre Algés e Cascais. Cabe, neste estudo; verificar: qual o alcance da influência do caminho-de-ferro; quais as povoações que, em termos demográficos, se destacavam e se estas já tinham alguma importância anterior, em termos de quantitativos populacionais e sectores de actividade a elas associados; e, para finalizar, qual o carácter de ocupação da faixa costeira pela população, nomeadamente, se é contínuo ou descontínuo. Visa-se, assim, à luz da presença do caminho-de-ferro (e, nos anos 20 do século XX, mediante a sua electrificação, que constituiu um estímulo e um factor atractivo), estudar o processo de suburbanização da cidade de Lisboa para Oeste, junto à zona ribeirinha, o qual, alguns anos mais tarde, originou a formação de parte integrante da Área Metropolitana de Lisboa.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.