Memórias da Casa Pia das Convertidas. Instituição, Espaços e Agentes face ao Problema da Prostituição em Lisboa (Séculos XVI-XX)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_17_6Resumo
A reunião de fontes históricas documentais, algumas inéditas, sobre a Casa Pia das Convertidas de Lisboa, orientou-nos numa síntese sobre uma instituição que na sua génese se propôs retirar da sociedade e regenerar mulheres em situação de prostituição e de exclusão familiar e matrimonial, no decurso de um período que cobre toda a Idade Moderna e se prolongou até ao início do século XX.
Toda a narrativa é perpassada por temas como a fundação, os instituidores e as suas motivações, o impacto social, o quotidiano e o almejado “remédio de vida”, expressando uma obra que, embora pré-existente à realização do Concilio de Trento, interpreta plenamente o espírito reformista daí saído.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.