A carreira da Índia e o problema da entrada na barra do rio Tejo

Perigos à navegação durante os séculos XVI-XVII

Autores

  • Marco Oliveira Borges Universidade de Lisboa, Centro de História

DOI:

https://doi.org/10.14195/1645-2259_20_3

Resumo

Em finais do século XVI, devido a obras de fortificação, os canais de navegação da barra do rio Tejo começaram a assorear, a estreitar e a apresentar uma profundidade menor, afectando fortemente a navegação, sobretudo dos navios da carreira da Índia, caracterizados pelas suas grandes dimensões. O maior problema verificou-se na carreira de São Gião (São Julião), que é o canal Norte de navegação e o principal para os navios que se deslocavam para Lisboa, ficando mais sujeito a ser palco de encalhes e de naufrágios. Este estudo pretende contribuir para a discussão destes assuntos, tentando ao mesmo tempo compreender quando é que a carreira da Alcáçova, o canal Sul, terá começado a ser usada pela navegação para se entrar no Tejo e em que condições.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Secção

Artigos